Seminário Internacional destaca a importância do advogado

Brasília, 21/10/2011 – O presidente da OAB/DF, Francisco Caputo, representou,nesta sexta-feira (21/10) o presidente do Conselho Federal da OAB, Ophir Cavalcante, na palestra “Ordem dos Advogados – A Importância do Advogado”, na Câmara dos Deputados. “Acho que esses momentos de contato com a realidade estrangeira extraordinários para o processo de integração que o Brasil tem feito. Os Estados Unidos, por serem uma nação irmã e espelho da nossa democracia, são fundamentalispara que estejamos cada vez mais próximos”, frisou Caputo.

A palestra foi ministrada pela presidente da American Bar Association (ABA), órgão norte-americano equivalente à OAB no Brasil, Laurel Bellows, que elogiou os advogados brasileiros: “como eu esperava, são advogados inteligentes e muito bem trelacionados. A OAB e os advogados em si estão muito interessados em questões relacionadas a liberdades individuais, direitos humanos e à preservação da democracia do Brasil”.

Laurel Bellows relatou o cenário atual da advocacia norte-americana. Falou sobre pena de morte, Estado de Direito, segurança nacional, acesso à Justiça, entre outros temas. Um dos aspectos que enfatizou foi o tráfico de mulheres e crianças. Segundo ela, cerca de 100 mil cidadãos nos EUA estão envolvidos no trabalho escravo ou na prostituição. “Buscamos assistência no Brasil. Estamos procurando uma lei modelo para erradicar o trabalho escravo nos Estados Unidos”.

Caputo explicou o funcionamento do sistema jurídico do Brasil e enfatizou a importância do Estado Democrático. “Todos nós somos responsáveis pela consolidação do Estado Democrático. Também precisamos avançar com o Estado Solidário, precisamos da justiça social aqui no nosso país. Este é o papel que o legislador, ainda em 1994, deu aos advogados, porque é uma obrigação legal a defesa dos direitos humanos e da justiça social, de modo que não é um favor que fazemos à sociedade, é uma obrigação a cumprir”.

Para Laurel Bellows, um bom advogado “tem que ter orgulho de seu país, entender que está servindo aos clientes e ficar feliz com o próprio sucesso, mas sempre lembrando que representa o cliente, o país e sua Constituição”.

O evento foi promovido pela Consultoria Legislativa da Câmara Federal com o apoio do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento, em parceria com a Embaixada dos EUA.

Reportagem – Thayanne Braga
Foto – Rebecca Omena
Comunicação Social – Jornalismo
OAB/DF