OAB defende Projeto de Lei sobre honorários de sucumbência na Justiça Trabalhista - OAB DF

“Ser inclusivo, ser plural, ser independente,
ser uma referência no exercício da cidadania.”

DÉLIO LINS

OAB defende Projeto de Lei sobre honorários de sucumbência na Justiça Trabalhista

Brasília, 24/08/2011 – A Ordem dos Advogados do Brasil acompanhou, nesta quarta-feira (24/08), sessão da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados (CCJ) que discutiu o Projeto de Lei 5452/09 que prevê a garantia do recebimento de honorários de sucumbência aos advogados que atuam na Justiça do Trabalho. Atualmente, o pagamento é feito pelas partes, independentemente de ganharem ou perderem a causa.

O presidente da OAB/RJ, Wadih Damous, contou que o texto teve origem em um anteprojeto da Seccional do Rio de Janeiro, de autoria dos juristas Arnaldo Sussekind e Benedito Calheiros Bonfim. “Pretendemos corrigir uma injustiça histórica no Poder Judiciário. Esperamos tornar o processo do trabalho mais racional e mais justo”. Para Damous, “esse projeto coloca o processo do trabalho na linha de modernidade em relação aos demais ramos do processo civil brasileiro”.

Segundo o deputado federal Hugo Legal (RJ), “nossa expectativa é a aprovação do PL até o início de setembro. O relatório já foi apresentado e agora vamos aguardar para ver se há algum voto divergente. Temos em torno de dez deputados que são autores da matéria. Semana que vem será discutido novamente. O projeto restabelece uma justiça para os advogados da área trabalhista”.

Reportagem – Thayanne Braga
Foto – Rebecca Omena
Coordenação de Comunicação – Jornalismo
OAB/DF