Nesta quarta-feira (06/11), novos profissionais prestaram o juramento da Ordem em uma cerimônia realizada pela Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF). Na solenidade, 49 novos advogados e advogadas proferiram o juramento da advocacia.
A solenidade foi conduzida pela secretária-geral adjunta da OAB/DF, Roberta Queiroz, que, em suas palavras, enfatizou o caráter acolhedor e democrático da instituição. “A OAB/DF é uma casa aberta a todos, para atender às mais variadas necessidades da profissão, mas também para apoiar como seres humanos e cidadãos. Esta não é apenas uma casa da advocacia; é uma casa de cidadania e democracia. Estamos aqui para servir a todos, e a OAB serve por meio dos instrumentos humanos que são seus advogados e advogadas. Esta é uma casa feita por vocês e para vocês.”
Representando os novos advogados, a oradora da turma, Jéssica Camilo Santana, destacou a importância da conquista e o compromisso que ela representa. “Receber a carteira da OAB não é apenas um reconhecimento do nosso esforço acadêmico, mas também a aceitação de um compromisso — um compromisso com a justiça, com a defesa dos direitos fundamentais e com o respeito à Constituição. É uma responsabilidade que assumimos com orgulho, cientes de que o papel do advogado é essencial para a construção de uma sociedade mais justa e equilibrada.”
Como paraninfo da turma, Giovanni Fialho Netto, reforçou a versatilidade e o potencial transformador da advocacia. “A advocacia é o campo fértil que nos permite conquistas, contatos e defesas legítimas. Quando elaborei as afirmações institucionais do meu escritório, estabeleci como visão torná-lo o mais conceituado escritório do Brasil em Direito Recursal. E até hoje, percebo que muitas áreas, como o direito recursal, ainda não recebem o devido destaque, pois o foco é dado às áreas tradicionais. A advocacia vai além disso; é multifacetada, e cada um de vocês deve se atentar ao perfil profissional que possui e aos objetivos que carrega.”
Jornalismo OAB/DF