A Comissão de Direito à Saúde da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF), em conjunto com outras instituições de saúde, forma a Ação Conjunta Covid-19, indicada para receber o prêmio da 4ª edição do “Laboratório de Inovação Conselhos de Saúde e Participação Social na Resposta à Covid-19”.
A 4ª Edição do Laboratório de Inovação Conselhos de Saúde e Participação Social é iniciativa do Conselho Nacional de Saúde (CNS), em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) no Brasil; busca conhecer experiências e projetos de participação social no enfrentamento da Covid-19, especialmente, aquelas que têm articulação com os Conselhos de Saúde. O prazo para devolutiva dos autores das experiências pendentes encerrará no dia 12 de julho.
“Vimos, nesse conjunto de trabalhos inscritos, uma boa representatividade, então, além de dar bastante visibilidade aos resultados deste projeto, vamos trabalhar para dar continuidade e ampliação a ele, incentivando e apoiando uma maior articulação e inserção da Rede Conselhos de Saúde no fomento de mais trabalhos de Participação Social no SUS”, analisa Neilton de Oliveira, conselheiro nacional do CNS.
ATUAÇÃO
A Ação Conjunta Covid-19 atua em visitas presenciais a hospitais públicos de referência para o atendimento da pandemia, realizando relatórios técnicos e propositivos e fazendo análises críticas da situação, com o objetivo de divulgação aos órgãos de controle, poderes constituídos e sociedade.
O grupo da Ação Conjunta Covid-19 realiza reuniões semanais de forma remota para debater e trocar informações e compartilhamento de denúncias recebidas. Todas as visitas realizadas são operadas com o máximo de segurança.
Das 48 inscrições preliminares da premiação, apenas 10 foram aprovadas automaticamente pela comissão avaliadora por contemplar todos os requisitos do edital, dentre elas a Ação Conjunta Covid-19.
“A importância desse trabalho reside no viés interinstitucional. Na cooperação entre várias entidades importantes no âmbito da saúde, pudemos verificar diversas incoerências e inconsistências do nosso sistema de saúde, que puderam ser consertadas em tempo, graças ao trabalho da Ação Conjunta Covid-19”, explica Alexandra Moreschi, presidente da Comissão de Direito à Saúde da OAB/DF e integrante do grupo. Ela comemora agora a indicação ao prêmio.
O presidente da Seccional da OAB/DF, Délio Lins e Silva Jr., cumprimenta o colegiado da Saúde, por meio de sua presidente, Alexandra Moreschi. “Todos têm sido muito aguerridos, trabalhando além do que podem até, em prol da população. Não têm descansado. Têm deixado, muitas vezes até de lado, suas vidas pessoais. Essa indicação nos deixa, portanto, ainda mais orgulhosos de quem dá sua contribuição tão preciosa à sociedade”, disse Délio.
Texto por Rayssa Carneiro (estagiária sob supervisão de Montserrat Bevilaqua), com informações do Conselho Nacional de Saúde