Nesta segunda-feira (25/04), 137 novos profissionais prestaram juramento da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em duas cerimônias híbridas (presencial e com participações remotas) organizadas pela Seccional do Distrito Federal. Foram realizadas transmissões, ao vivo, pelo canal oficial da OAB/DF no Youtube. Pela manhã, 70 novos advogados e advogadas receberam a tão sonhada carteira. Já na cerimônia da tarde 67 saíram do auditório já como novos profissionais da advocacia.
Evento da manhã
O orador da turma que iniciou a cerimônia da manhã foi Herberte Henrique de Sousa Barbosa, que falou sobre a trajetória enfrentada por todos para alcançar a tão sonhada carteira da Ordem. “Essa jornada não foi fácil, enfrentamos muitas dificuldades. Quantos tiveram que passar por adversidades para buscar auxílio de ingresso na educação? Independente da classe, o curso de Direito nos coloca na mesma posição.”
Na sequência o paraninfo da turma, Antonio Carlos Nunes de Oliveira, falou sobre o empenho necessário para trabalhar na advocacia. “Ainda temos muito o que estudar, não acabamos ainda a nossa labuta dos estudos. Há muito o que fazer, o trabalho está apenas começando, mas se houver persistência e tenacidade, outro não poderá ser o resultado se não a glória dos vencedores.”
Pronunciamentos finais
O secretário-geral do Conselho Jovem da OAB/DF, Bruno Siqueira, iniciou os pronunciamentos finais convidando os novos profissionais do Direito a participarem das comissões da Casa. “Venham compor nossas comissões, especialmente a Comissão da Advocacia Jovem e Iniciante. Estão todos convidados.”
Logo depois, falando em nome das Subseções, a vice-presidente da Subseção de Águas Claras, Myriam Ribeiro, falou da importância de fazer parte da OAB/DF de forma efetiva. “Hoje a gente viu a realidade com a pandemia, fechando fóruns, todos fomos para o online. E os encontros que aconteciam nas lanchonetes dos fóruns para fazer conexões, hoje temos que fazer na nossa Casa, e nada melhor que fazer parte das comissões trabalhando, fazendo parcerias e conhecendo novos colegas. Então aproveitem, façam parte das subseções e comissões e bons honorários a todos.”
E por fim, falando em nome da Caixa de Assistência dos Advogados do Distrito Federal (CAADF), a vice-presidente da CAADF, Maria Bernardete Ferreira, discursou sobre os benefícios que os novos advogados e advogadas recebem agora que têm os benefícios da Caixa de Assistência. “Quando vocês receberam a carteira da OAB vocês também receberam a carteira da Caixa de Assistência, temos nossas redes sociais para que possam verificar tudo que oferecemos para vocês. A CAADF é nossa casa e é feita para nos acolher.”
Evento da tarde
Com uma fala sobre o valor da busca pela justiça dentro do Direito, o orador da turma Odair José Torres, iniciou a solenidade da tarde. “Porque esse ofício impõe sobre nós o despertar para os inúmeros desafios da vida, e o maior deles é, sem dúvida, a busca por justiça, que se realiza cotidianamente em uma luta incessante daqueles que não se calam.”
Dando continuidade, a paraninfa da turma, Marina de Araujo Lopes, trouxe em seu discurso os deveres e dificuldades que os novos profissionais da advocacia vão enfrentar na intenção de exercer um trabalho íntegro. “A advocacia é um trabalho nobre, e a única profissão privada garantida pela Constituição Federal, é indispensável à administração da justiça, presta serviço público e exerce função social. Por vezes vocês se sentirão tão frustrados quanto os seus clientes, mas nada será como a sensação de dormir com a certeza do exercício de um trabalho ético.”
Pronunciamentos finais
Já nos pronunciamentos finais, falando em nome das subseções da OAB/DF, o presidente da Subseção de São Sebastião, Bruno de Costa Lima, deu a dica de participar das atividades da OAB/DF para criar laços nesse início de carreira. “Aprender a cada dia é muito importante e as parcerias são de igual forma importantes. Então estabelecer conexões com os demais advogados, eu acho que é uma das principais funções da jovem advocacia. Portanto, conhecer as subseções, fazer parte das comissões da sua região é muito importante principalmente para estabelecer parcerias.”
A membro do Conselho Jovem da OAB/DF, Marianne Serejo, falou em nome de toda advocacia jovem da Casa. “Nos procurem, conversem conosco no final da cerimônia, nós queremos acolher cada um de vocês. Procure a subseção da sua região, façam parte dos movimentos, usem toda a estrutura que essa Casa tem, aproveitem, cresçam e contem conosco nesse caminho”, encerrou Marianne.
Antes de encerrar a cerimônia, o presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Jr., passou a palavra para o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Antonio Carlos Ferreira, convidado da cerimônia da tarde. O ministro destacou a necessidade de acreditar e confiar na justiça. “Não deixem que as dificuldades inibam a atuação de vocês, porque a justiça como todas as divindades só se manifesta para aqueles que nela acreditam. No exercício da profissão sejam sempre bons, justos, generosos e, principalmente, muito felizes.”
Encerrando a solenidade da tarde, o presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Jr., fez o pronunciamento final. Délio evidenciou o trabalho realizado pela OAB/DF em prol da sociedade e convocou os novos profissionais para que eles também possam fazer a diferença na advocacia do Distrito Federal. “Nós somos o templo da liberdade e da democracia onde se defende muito a advocacia, mas acima de tudo onde se faz muito pela sociedade, seja lá onde ela precisar. Nós temos quase 100 comissões de todos os temas que vocês imaginarem, é lá que nós abrimos de verdade as portas para a sociedade. Vocês estão mais que convidados para participar dessa Casa de forma efetiva, que possamos trabalhar juntos.”
Confira aqui a solenidade da manhã na íntegra
Fotos: Roberto Rodrigues
Texto: André Luca (estagiário sob supervisão de Esther Caldas)
Comunicação OAB/DF – Jornalismo