OAB/DF promove seminário de Compliance, Governança Corporativa e ESG - ano IV - OAB DF

“Ser inclusivo, ser plural, ser independente,
ser uma referência no exercício da cidadania.”

DÉLIO LINS

OAB/DF promove seminário de Compliance, Governança Corporativa e ESG – ano IV

Na última sexta-feira (16/12), a Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF), abriu suas portas para receber o IV ano do seminário de Compliance, Governança Corporativa e ESG. O evento foi realizado pela Comissão de Compliance, Governança Corporativa e ESG, com o objetivo de realizar o IV ano de comemoração do dia internacional contra a corrupção e celebrar a implementação do programa de Compliance na OAB/DF. Na ocasião, contamos com a presença de vários especialistas e palestrantes do tema. Confira a lista dos palestrantes.

Dentre os assuntos abordados no encontro, foram debatidos: advocacia sem Assédio, Compliance Antidiscriminatório e ESG; compliance Digital; a profissionalização do Compliance Officer; a profissionalização do Compliance Officer; a Privacidade no Combate à Corrupção: perspectivas e desafios e a Lei 14.457/22 – CIPA e Prevenção do Assédio Sexual no Ambiente de Trabalho.

O presidente da Comissão de Compliance, Governança Corporativa e ESG da OAB/DF, Inácio Alencastro, destacou: “Nós temos um programa de Compliance efetivo, temos o comprometimento desde a alta gestão. Evoluímos a atuação da nossa Comissão de Compliance, Governança Corporativa e ESG- environmental, social and governance, que traduzido para o português, significa ambiental, social e governança corporativa, que é um assunto de extrema importância super que iremos abordar,” ressaltou Inácio.

Inácio ainda evidenciou que a alta administração da OAB/DF está comprometida com a implementação do programa de Compliance e apontou como foi o início da instalação do programa na Seccional do Distrito Federal. ”Primeiramente, esse comprometimento se dá pela decisão de implementar o Compliance na OAB. E depois de ter uma Comissão de Compliance, Governança Corporativa e ESG e ser nomeado como coordenador do Comitê de Implementação do Compliance e como Compliancer Officer. Nós, membros do comitê, fizemos as entrevistas setoriais e conversamos com vários colaboradores, tanto na época da Pandemia, via online, e depois presencialmente para entendermos todo o sistema da OAB. E isso tudo foi transformado no Manual de Conduta Ética, que são os princípios básicos que vão nortear atitudes de todos que compõem e se relacionam com o sistema OAB. Esse manual é aplicável para nós, para presidentes, diretores, funcionários, fornecedores e prestadores de serviços.”

Manual de Conduta Ética

Entre os presentes, o Ministro do Supremo Tribunal Federal, André Mendonça, aproveitou a oportunidade para salientar que a OAB/DF tem uma grande estrutura para receber o Compliance no dia a dia. “Precisamos que seja um programa que tenha vida, e que viva a OAB continuamente. A OAB/DF tem todo potencial, qualificação e requisitos para isso, porque é formada por um grupo de advogados super qualificados e com capacidade de interlocução. A OAB/DF tem todas as qualificações para ser referência na implementação de um programa de integridade dessa envergadura. O programa não pode ser apenas um documento, deve ter a aplicação completa, “ encerrou.

Fotos: Roberto Rodrigues

Comunicação OAB/DF – Jornalismo