Diretoria propõe abertura de sala da advocacia na 15a DP - OAB DF

“Ser inclusivo, ser plural, ser independente,
ser uma referência no exercício da cidadania.”

DÉLIO LINS

Diretoria propõe abertura de sala da advocacia na 15a DP

Ceilândia recebeu, nesta terça-feira (6/8), a Caravana de Prerrogativas da seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF). Membros da diretoria, das subseções de Ceilândia e de Águas Claras, da Caixa de Assistência dos Advogados e da Comissão de Prerrogativas da seccional participaram da comitiva, que passou pela subseção de Ceilândia, pela 15ª Delegacia de Polícia e pelo fórum da região administrativa.

“O intuito da comitiva é ampliar a parceria da advocacia com o Judiciário e o poder público”, explicou o presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Junior, aos juízes, delegados e diretores de varas e secretarias que recepcionaram a Caravana de Prerrogativas.

Recebido na 15ª DP pelo delegado titular, Antônio João Dimitrov Borborema, Délio e o presidente da subseção de Ceilândia, Leonardo Alves Rabelo, propuseram a criação de uma Sala de Apoio à Advocacia no local. “Contem conosco”, respondeu o delegado. “Podemos começar a organizar o processo desde já, de forma que o espaço seja viabilizado o mais rápido possível”, sugeriu ele, que destacou a importância dos advogados e advogadas no cotidiano de trabalho da delegacia “Diariamente buscamos ajudar os advogados”, disse.

O presidente da subseção de Ceilândia ficou responsável por iniciar as ações necessárias para a concessão do espaço. “Vamos iniciar as tratativas para organização e ocupação do espaço na 15ª DP. Em breve estaremos contando as novidades para a advocacia ceilandense”, prometeu Rabelo.

Apoio
Na visita ao Fórum de Ceilândia, a comitiva foi recebida por juízes e funcionários. Os magistrados foram receptivos e se mostraram preocupados com os laços entre a advocacia e o poder público. “Com todo o prazer, apoio a Caravana de Prerrogativas. É um direito que o advogado tem de exercer essa profissão com zelo. Estamos abertos para solucionar e apoiar as demandas dos advogados e advogadas que venham ao Fórum”, ressaltou o juiz  Wagner Junqueira Prado, da 1ª Vara de Família e de Órfãos e Sucessões.


O juiz Wagner Junqueira Prado (à dir.)
apoiou a iniciativa da seccional

O juiz Domingos Sávio Reis de Araújo, do 1° Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, aproveitou a visita da OAB/DF para propor a inclusão de um núcleo da Fundação de Assistência Judiciária (FAJ/DF) no Fórum de Ceilândia. “Isso vai melhorar muito o serviço prestado à população”, defendeu. O presidente da OAB/DF se comprometeu a avaliar as medidas necessárias para viabilizar a abertura do espaço.


O juiz Domingos Sávio pediu à OAB/DF a
inclusão de uma central da FAJ no Fórum

Também receberam a caravana os juízes ; Raimundo Silvino da Costa Neto, da 1ª Vara Cível; João Paulo das Neves, da 2ª Vara de Família e de Órfãos e Sucessões; Ênio Felipe da Rocha, da 3° Vara Criminal; e Daniel Mesquita Aguiar, da 4° Vara Criminal. Antes, a comitiva parou na Sala de Apoio à Advocacia, onde fixou cartazes com as prerrogativas dos advogados e advogadas.

Comitiva
Integraram também a Caravana de Prerrogativas os presidentes da Caixa de Assistência dos Advogados do Distrito Federal (CAADF), Eduardo Uchoa Athayde, e da subseção e de Águas Claras, Eric Gustavo de Góis. Membros do conselho seccional, como Leonardo Ranña, Newton Rubens de Oliveira e Rafael Teixeira Martins, e das subseções de Ceilândia e de Águas Claras também participaram da comitiva.

Organizado pela diretoria da OAB/DF, em conjunto com a Comissão e a Procuradoria de Prerrogativas, a caravana vai percorrer os fóruns e delegacias das 12 subseções da seccional até o dia 22 de agosto. O propósito é o de defender prerrogativas e se aproximar do Judiciário e dos órgãos do poder público onde advogados e advogadas atuam.

A subseção de Taguatinga foi a primeira a ser visitada, nesta segunda-feira (5/8). Nesta quarta-feira (7/8), a caravana estará no Guará.

Confira abaixo o calendário de visitas:
8/8: Gama e Santa Maria
12/8: Paranoá
13/8: Bandeirante e Riacho Fundo
14/8: Planaltina
15/8: São Sebastião
20/8: Sobradinho
21/8: Águas Claras
22/8: Brazlândia
28/8: Samambaia e Recanto das Emas

 

Comunicação OAB/DF
Texto: Neyrilene Costa (estagiária sob supervisão de Ana Lúcia Moura)
Fotos: Valter Zica