A última edição do ano do Colégio de Presidentes de Subseções aconteceu nesta quarta-feira (23/11) na Subseção de Sobradinho. O presidente da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF), Délio Lins e Silva Jr, compôs a mesa, formada também pelo anfitrião Arthur Gurgel, presidente da Subseção de Sobradinho; pela vice-presidente, Denise Moreira; pelo presidente da Coordenação Nacional das Caixas de Assistência dos Advogados (Concad) e presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Distrito Federal (CAADF), Eduardo Uchôa Athayde, e pela coordenadora de presidentes de subseções e presidente da Subseção Gama e Santa Maria, Graciela Slongo.
Em um clima descontraído, o presidente Délio Lins e Silva Jr. agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância desses encontros para fortalecer a unidade e a relação entre a Seccional e as subseções.
“Estamos fechando um ano de muito trabalho e já com muitos projetos pela frente. Providenciamos melhorias para as subseções atenderem com mais conforto e com o devido suporte. Estamos planejando, com muito carinho, eventos importantes para enaltecer a nossa advocacia, especialmente em menção às datas do Dia do Advogado e do aniversário da OAB/DF. Nosso trabalho está fluindo bem e tudo isso é resultado da união e da competência de cada um”, pontuou.
Na sequência das pautas do encontro, foram abordados temas como a advocacia dativa, que finalmente já dispõe de um sistema de cadastramento via site da Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus/DF). Na ocasião, o presidente da OAB/DF contextualizou aos presentes as iniciativas previstas para que a advocacia dativa encontre, cada vez mais, espaço para atender ao cidadão hipossuficiente não atendido pela defensoria pública, em razão da alta demanda. “Estamos remodelando, gradativamente, a Fundação de Assistência Judiciária (FAJ), para que atue nas petições iniciais, dando espaço para a atuação dos advogados dativos. Assim, todos contribuem para o bem maior que é a sociedade.”
Na ocasião, o tesoureiro Rafael Martins falou sobre as iniciativas e os esforços dedicados para atender as necessidades da advocacia, e a relevância de reunir-se com os representantes das subseções. “Este é um evento muito importante, realizado periodicamente desde 2019. É uma oportunidade para que a diretoria Seccional troque experiências e ideias com os gestores subseccionais.”
O diretor administrativo, Gustavo Farias, aproveitou a ocasião para falar sobre as inovações em relação ao atendimento ao advogado e à advogada. Segundo ele, a substituição do sistema operacional versão desktop para a versão em nuvem eleva a qualidade do atendimento à advocacia do Distrito Federal, oferecendo serviços online de forma célere e automática.
“Com essa troca de sistema operacional conseguimos gerar economia para o Conselho Seccional, de modo que abandonamos o modelo de servidores físicos por servidores alocados em nuvem, que oferece mais segurança da informação. A atualização cadastral de forma simples e direta, sem a necessidade de atendimento presencial. Parcelar débitos ficou mais fácil, ágil e sem a necessidade de ligar ou enviar e-mail ao setor de cobrança, tudo isso pode ser realizado de forma online pelo portal OAB/DF Digital. Além disso, já é possível solicitar requerimentos de diversos tipos, como por exemplo: emissão de certidões, pedido de cancelamento e licenciamento de inscrição e 2ª via de emissão de documentos como cartão e/ou de identidade profissional.”
Na sequência, Eduardo Uchôa Athayde falou sobre as iniciativas da Caixa de Assistência em prol da advocacia, destacando ainda a parceria com o Sírio Libanês, as campanhas de vacinação e os projetos para cuidar, ainda mais, da saúde física e mental da advocacia por meio do incentivo ao esporte, por exemplo. O presidente da Concad e da CAADF aproveitou para comentar alterações na resolução de auxílios. “Todos os auxílios serão contemplados em uma única resolução. Deixo vocês tranquilos de que as mudanças são benéficas para toda a advocacia.”
Representando as subseções, Graciela Slongo elogiou a iniciativa do Colégio de Presidentes e destacou o benefício de reunir-se com os colegas. “Esse encontro de presidentes acontece bimestralmente, sempre trazendo as temáticas, as dificuldades e as possibilidades. Esse, pontualmente, foi muito importante porque já traçamos várias diretrizes para o próximo ano. Colocamos a questão das agendas das atividades, tanto das subseções quanto da Seccional. Esse colégio foi importante por isso, por adiantar as novas atividades que vão ser desenvolvidas no próximo ano. Então, muita novidade e muita coisa boa. Os presidentes se mostram muito entusiasmados e compromissados em levar o melhor para a advocacia.”
O anfitrião Arthur Gurgel finalizou definindo a reunião como produtiva e necessária. “Foi um encontro muito relevante para a gente. Trouxemos alguns debates importantes para uniformizar a legislação da OAB, e facilitar os seus processos internos. Nós caminhamos, também, no sentido de ter uma comunicação melhor entre as subseções, para que as agendas funcionem de uma forma integrada, possibilitando que todas as subseções possam participar das atividades umas das outras e dando suporte para a gestão das respectivas unidades.”
Estiveram presentes representando as Subseções:
Eric Gustavo de Gois Silva – Águas Claras
Graciela Slongo – Gama e Santa Maria
Igor Teles Lima – Núcleo Bandeirante
Diego Marques Araújo – Paranoá e Itapoã
Shaila Gonçalves Alarcão – Planaltina
Elaine Ferreira Gomes Rockenbach – Samambaia
Bruno da Costa Lima – São Sebastião
Arthur Gurgel Freire Santos – Sobradinho
Flávio Augusto Fonseca – Taguatinga
Confira mais fotos do encontro no Flickr da OAB/DF.
Texto: Esther Caldas
Fotos: Roberto Rodrigues
Comunicação OAB/DF – Jornalismo