OAB/DF realiza Virada Digital e Délio anuncia novas sedes para Subseções - OAB DF

Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Distrito Federal

OAB/DF realiza Virada Digital e Délio anuncia novas sedes para Subseções

A Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) promoveu neste 11 de agosto, Dia da Advocacia, a programação da Virada Digital, marcando a data pela celebração de uma nova OAB/DF, mais conectada, acessível; prestadora de serviços e mais perto da advogada e do advogado. O presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Jr., durante essa programação, na inauguração da sede da Subseção do Guará, anunciou que, até o final do ano, a advocacia terá mais celebrações, com a inauguração da Sala de Apoio de Santa Maria e novas sedes para São Sebastião, Riacho Fundo (inauguração dia 20) e Brazlândia.

A materialização do novo tempo na advocacia do DF, chamada Virada Digital, teve três eventos especiais: a inauguração da Subseção do Guará, o lançamento da plataforma digital de Ensino a Distância (EAD) da Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Distrito Federal (ESA/DF) e a palestra magna “O papel da advocacia no dia a dia da Justiça”, proferida pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Sebastião Alves dos Reis Júnior.

Inauguração da Subseção do Guará

Participaram da cerimônia: o presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Jr.; a copresidente Cristiane Damasceno; o secretário-geral, Márcio de Souza Oliveira; o diretor de Comunicacão e Tecnologia da OAB/DF, Fernando Abdala; o diretor tesoureiro Paulo Maurício Siqueira, a diretora de Igualdade Racial, Josefina Serra dos Santos, o diretor de Prerrogativas, Rafael Martins, o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do DF (CAADF), Eduardo Uchôa Athayde, as conselheiras federais Daniela Teixeira e Raquel Cândido, conselheiros seccionais, presidentes, vice-presidentes, diretores e membros das Subseções do DF e convidados representando autoridades eclesiais, do Judiciário e da Segurança Pública.

Toda a diretoria da Subseção do Guará estava presente na cerimônia: a presidente Flávia Marcelle Rodrigues Pena; o vice-presidente Felipe Rossi; a secretária-geral, Andrezza Brito Rezende; o secretário-geral adjunto Jorge Luíz de Sousa e o diretor tesoureiro Altomiro Rocha de Oliveira.

A presidente da Subseção do Guará, Flávia Marcelle, iniciou as falas, muito emocionada, e agradecendo o apoio recebido na idealização e na entrega da sede. Lembrou que o presidente Delio, tão logo tomou posse, já pediu que ela trabalhasse tendo como meta construir a sede do Guará.

“Uma coisa que posso afirmar é que esta gestão busca o melhor para a advocacia. Tudo foi pensado nos mínimos detalhes e eu só tenho a agradecer a todos vocês e a Deus!”, disse Flávia, que lembrou da busca por espaços possíveis para a sede. Ela procurou muito! “Eu buscava e lembro de uma vez que pensei ter achado! Poli (o diretor tesoureiro Paulo Maurício Siqueira) disse ‘não, porque não tem acessibilidade'. Continuamos a olhar e vi este espaço, apresentei a Délio. Aqui tem acessibilidade e Poli concordou e tudo foi se adequando, para bem atender a advocacia e nossos clientes. Sou grata a eles e a Dudu (presidente da CAADF, Eduardo Uchôa Athayde), Carol (Ana Carolina Franco, tesoureira) e Cris (copresidente Cristiane Damasceno), todos que nos apoiaram.”

Raquel Bezerra Cândido, conselheira federal e representante do Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados (FIDA), falou, logo em seguida, destacando a importância do financiamento a obras que apoiam a advocacia: “É com muita alegria e com a colaboração do nosso FIDA que conseguimos ajudar a Seccional a fazer esta obra, que é maravilhosa e muito merecida. Que continuemos muito apaixonados por esta profissão que abraçamos!

O presidente da CAADF, Eduardo Uchôa Athayde, que havia se preparado para falar sobre os projetos e entregas da Caixa de Assistência em parceria com o FIDA, ficou emocionado com a fala de Flávia Marcelle e falou sobre o começo da gestão e dos sonhos junto à Subseção do Guará. “Estou muito orgulhoso não só de entregarmos esta sede, mas de todo o caminho. Desfrutem deste equipamento e, fundamentalmente, não percam nunca as premissas e os sonhos que os trouxeram até aqui”, palavras de Athayde.

A parceria com todas as Subseções criou um elo de amizade e respeito, em um projeto de inclusão, plural e em prol de toda a advocacia do Distrito Federal para além do Plano Piloto. Essa estreita ligação e a confiança mútua da diretoria das Subseções, OAB/DF e CAADF têm resultado em grandes trabalhos. Eduardo Uchôa Athayde ressaltou o resultado da campanha pela vacinação contra a H1N1, que neste ano bateu recorde de atendimento (mais de 19 mil profissionais e familiares foram imunizados).

Representando as Subseções, tomou lugar no palco da inauguração o presidente da Subseção do Núcleo Bandeirante, Rodrigo Bezerra Correia. Ele recordou o nascimento da Subseção do Núcleo Bandeirante em 2015. Observou que entendia que a partir dali a advocacia do Distrito Federal compreendeu e fortaleceu a ideia da descentralização. Cumprimentando a atual diretoria da OAB/DF e da Subseção do Guará por levarem adiante esse projeto. Em palavras finais disse: “Tenho que cumprimentar a advocacia do Guará.”

O vice-presidente da Subseção do Guará, Felipe Rossi, em seu momento de discurso, também, trouxe a importância da história em processos de desenvolvimento pessoal e da coletividade: “aprendemos com os erros e com os acertos”. Ele manifestou a gratidão pela presença de todos. Discorreu sobre os exemplos e as influências que seguiu, destacando aprendizados com a conselheira federal Daniela Teixeira e a humildade do presidente Délio, que se coloca no mesmo patamar da jovem advocacia, construindo uma relação de apoio e crescimento para quem inicia a carreira.

Por fim, Felipe pontuou que celebravam ali não somente a data que se homenageia a advocacia, mas uma realização pessoal, de todos, também. “Internalizem os ‘parabéns' não somente em razão de um coletivo, mas em razão do individual. Parabéns a você, parabéns pelo advogado que tu és, e parabéns por aquilo que tu construiu.”

PALAVRAS DO PRESIDENTE DÉLIO

Délio saudou todos os presentes e parabenizou o esforço coletivo para a conquista da sede, dizendo que escolheu para representar as Subseções dentre todos os presidentes que ali estavam, Rodrigo Bezerra Correia, que chamou de “pai da Subseção do Guará. Délio, também, prestou homenagem ao ex-presidente das subseções do Núcleo Bandeirante, do Guará e do Riacho Fundo, Sebastião Duque Nogueira da Silva.

Délio abordou a superação da advocacia frente aos desafios destes tempos: “Se não fosse a pandemia, teríamos inaugurado esta sede em 2020, nos 60 anos da OAB/DF, assim como outras que estamos inaugurando agora, mas isso não diminui nossa alegria, muito pelo contrário. Isso dá um orgulho maior porque em meio a uma pandemia, conseguimos entregar para a advocacia um lugar como este, assim como as Subseções de Ceilândia e de Águas Claras, que já foram inauguradas. Brevemente, teremos a Sala de Apoio de Santa Maria.” Délio se comprometeu com novas sedes para “São Sebastião (contrato assinado), Riacho Fundo (inauguração dia 20) e Brazlândia (o tesoureiro Paulo Maurício destacou esta última como a novidade do dia)”. Délio, feliz em fazer mais este anúncio, confirmou com o presidente da CAADF, que sinalizou positivamente para Brazlândia.

O presidente da OAB/DF ressaltou, então, o apoio da CAADF a todas essas obras, representada pelo presidente Eduardo Uchôa Athayde, e falou sobre os investimentos provenientes do Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados (FIDA), destacando os esforços da conselheira federal Raquel Bezerra Cândido. “Aproveito para fazer esse agradecimento especial pela parceria de sempre da CAADF e da linha de financiamento pelo FIDA, pois sem vocês não seria possível fazer isto aqui. Alguns perguntam se a OAB/DF está cheia de dinheiro em razão das obras e eu digo que praticamente nada foi gasto pela OAB/DF. Tudo foi parceria com a Caixa de Assistência, tudo foi parceria com o FIDA”, enfatizou.

Dirigindo-se à diretoria da Subseção do Guará, o presidente Délio desejou que o espaço seja muito bem aproveitado. “Curtam muito esse espaço e mais que isso, façam com que a advocacia da região aproveite. É para eles que entregamos isto!”

REPERCUSSÕES

A copresidente da OAB/DF, Cristiane Damasceno, celebrou a conquista destacando a aproximação da advocacia. “Inaugurar essa subseção representa mais um feito para aproximar a OAB/DF da advocacia. É uma alegria enorme inaugurar este espaço novo e moderno, poder agregar e trazer para os advogados mais facilidade. Antes, nós ocupávamos uma salinha pequena no fórum. Agora, temos um espaço que a advocacia pode chamar de ‘minha casa' e onde será acolhida.”

O ex-presidente das subseções do Núcleo Bandeirante, do Guará e do Riacho Fundo, Sebastião Duque Nogueira da Silva, parabenizou a iniciativa e comemorou a independência da advocacia por meio da conquista de novos ambientes: “Antes, tínhamos que depender de favores para desfrutar de um espaço. Graças a Deus, agora estamos conseguindo este espaço e com isso a advocacia está ficando independente e descentralizada.”

Veja aqui, na íntegra, a cerimônia pelo Canal Oficial da OAB/DF no YouTube

Lançamento da plataforma EAD

Dando sequência à celebração do Dia da Advocacia, a OAB/DF promoveu o lançamento da plataforma de Ensino a Distância (EAD) da Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Distrito Federal (ESA/DF), com inédita transmissão a partir de dois locais: da nova Subseção de Guará e do auditório da sede da Seccional, pelo canal oficial do Youtube da OAB/DF.

No Guará, o presidente Délio, a copresidente Cristiane Damasceno, e o diretor de Comunicação e Tecnologia, Fernando Abdala. Na sede da OAB/DF, Rafael Oliveira, diretor-geral da ESA/DF, e Andrea Saboia, secretária-geral adjunta da OAB/DF.

Presidente da OAB/DF, Délio Lins, vice-presidente, Cristiane Damasceno e diretor de Comunicação e Tecnologia, Fernando Abdala

Délio ressaltou o momento desse lançamento da plataforma de Ensino a Distância (EAD) da ESA/DF como a nossa “definitiva virada digital”. Lembrou que, ao assumir a gestão, a casa era “arcaica, atrasada”. Falou sobre a implantação do Comitê OAB/Digital e da evolução de todos os serviços, desde a digitalização de documentos à possibilidade de tramitar e concluir processos eletronicamente. Destacou a Central de Atendimento à Advocacia (CAVA), os treinamentos por tutoriais. “A casa está reformulada para atender a advocacia”, observou.

Cristiane Damasceno reforçou que, desde o primeiro mês de gestão, o presidente Délio focou na pauta da modernização da Casa. “É a modernização que muda a nossa vida”, pontuou. Ela refletiu sobre a importância e o alcance da ESA/DF: “ela está espraiada em todos os cantos do DF!” Para Cristiane Damasceno, que é professora há 16 anos, as aulas on-line trazem mais possibilidades aos profissionais de avanços na carreira. “Nossa missão é servir a advocacia”, encerrou.

Também, sobre tecnologia e avanços, falou, logo em seguida, o diretor de Comunicação, Fernando Abdala. Disse ser uma alegria participar de um evento que simboliza a “reconstrução” da OAB/DF. Anunciou que todos os processos da Casa serão plenamente digitais, inclusive, a entrega da carteira dos profissionais. Será necessário ir à Ordem apenas para a biometria. Um avanço que coroará todo o processo de transformação digital da OAB/DF. “Assim, celebramos este momento que marca o lançamento da plataforma EAD da ESA/DF”, registrou, cumprimentando os diretores da escola, por ordem de gestão: Célia Arruda, Fabiano Jantalia e Rafael Oliveira. Por fim, Abdala contou que acontecerá, brevemente, o lançamento da segunda edição do Carreiras TEC, programa da OAB/DF que busca criar condições para uma maior inserção dos profissionais no mercado da advocacia, bem como levar mais eficiência para os escritórios de advocacia. “Ensinamos o que há de mais moderno na advocacia!”

Do auditório da OAB/DF, Andrea Saboia ressaltou a importância do lançamento da plataforma EAD da ESA/DF a partir de uma transmissão on-line inédita. “Estamos acelerando a OAB/DF. “A melhor forma de prever o futuro é criá-lo! Estamos fazendo isto! Esta celebração é um presente para a advocacia”, assinalou em complemento ao que disseram seus antecessores na cerimônia.

Ao lado de Andrea, o diretor-geral da ESA/DF, Rafael Oliveira, apresentou a nova plataforma com um vídeo que apoiou a compreensão de suas funcionalidades. “É uma noite de festa! É uma Virada Digital!” Sobre a plataforma EAD da ESA/DF, disse que “é um presente para a advocacia do DF e do país”. Explicou que será: “on-line, on-demand e ao vivo”. Por fim, destacou que os certificados dos cursos serão entregues de modo digital, assinados pelo presidente Délio e pela diretoria da ESA/DF. A plataforma vem para atender uma demanda da advocacia e a escola se preparou para oferecer o que há de melhor e de mais inovador no mercado. Será a segunda plataforma EAD de OAB do país, ao lado da plataforma do Paraná.

Diretor-geral da ESA/DF, Rafael Oliveira e a secretária-geral adjunta, Andréa Sabóia

PALESTRA COM O MINISTRO DO STJ SEBASTIÃO REIS

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Sebastião Alves dos Reis Júnior proferiu a palestra magna da noite que marcou o lançamento da plataforma EAD da ESA/DF. Falou sobre “O papel da advocacia no dia a dia da Justiça.” O magistrado iniciou sua palestra cumprimentando todos os dirigentes da OAB/DF e da ESA/DF pela ação de comemorar o Dia da Advocacia com os eventos da Virada Digital. Recordou com carinho ter sido estagiário de número 701 e advogado com a carteira de número 6.808. “Quando acabar meu tempo (na magistratura), quero voltar à casa”.

Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Sebastião Alves dos Reis Júnior

A aula magna foi pontuada em dicas e orientações práticas sobre como os profissionais da advocacia podem ter um melhor desempenho em suas carreiras ao compreenderem o sistema Judiciário, buscando, com profissionalismo, cordialidade e objetividade destacar no processo o interesse de seus clientes. Sebastião Alves dos Reis Júnior trouxe sua bagagem profissional como advogado e a experiência de magistrado, equilibrando o olhar sobre a nobreza e os desafios de cada função.

Dos conselhos que deu, ainda mais nestes tempos de virtualização do Direito, destacam-se o exercício da clareza, da concisão, ao redigir-se uma petição. É possível usar de recursos como quadros, fotos e sempre com o cuidado de não cometer exageros. Lembrar-se que a petição tem de ser bem escrita,sempre. Memoriais curtos ajudam muito, segundo ele: “O advogado deve chamar a atenção do juiz aos pontos relevantes do processo”.

A preparação para a audiência é ponto-chave. Chegar com antecedência, conhecer o processo, estar apto a realizar sustentação oral, entender que poderá haver um evento em que o juiz o questionará, ou ainda, que o próprio profissional poderá ter de valer-se, respeitosamente, de trazer informações essenciais. “Conhecer o processo ajuda a ser objetivo”.

Observar o ambiente é mais uma questão importante: “Vai sustentar no STJ? Vá lá ver como funciona! Como é que acontece? Quando eu peço a palavra? Pode atrapalhar o julgamento, se não souber como proceder”, explica Sebastião Alves dos Reis Júnior. Ele explica que cada casa do Judiciário tem sua praxe a ser observada. Ao profissional cabe buscar saber, informar-se bem e com antecedência.

Tome o tempo necessário do juiz! É um mandamento. É possível, por exemplo, em uma sustentação falar até 15 minutos. Só use os minutos que precisar. Se forem necessários 15 minutos, podem ser usados, desde que não haja repetições desnecessárias. Se for possível em tempo menor, não desperdiçar o tempo dos juízes.

Quer despachar com o juiz? Veja o meio de fazer: marcar horário, por telefone, por e-mail… depende de cada juiz e de cada cartório. É preciso buscar saber, mais uma vez, como proceder para conseguir a audiência.

Concentrar-se bem para fazer a audiência é outro ponto que pode salvar o profissional de embaraços. “Não chegue dois minutos antes da audiência! Chegue antes, observe o clima no ambiente, tenha tempo de concentrar-se sobre o que vai dizer”, diz Sebastião Alves dos Reis Júnior, lembrando que atrair a atenção do julgador para o seu ponto de vista poderá fazer toda diferença no resultado do processo.

Em algumas dicas finais ele lembrou que dress code deve ser observado sempre, nas audiências presenciais e nas virtuais, assim como a etiqueta de tratamento. Ser cordial não apenas com o juiz, mas com todas as pessoas que atuam no sistema Judiciário e nunca ofender ou desqualificar quem está na relatoria de um processo ou quem participa da sessão de julgamento.

Todas essas e mais dicas, com detalhamento, você pode conferir no vídeo da palestra que está imperdível!

Texto: Montserrat Bevilaqua e Esther Caldas
Fotos: Valter Zica