OAB/DF recebe 101 novos profissionais da advocacia - OAB DF

“Ser inclusivo, ser plural, ser independente,
ser uma referência no exercício da cidadania.”

DÉLIO LINS

OAB/DF recebe 101 novos profissionais da advocacia

Nesta terça-feira (15/3), 101 novos profissionais prestaram o juramento da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em duas cerimônias híbridas, presenciais e com participações remotas, organizadas pela Seccional do Distrito Federal. Foram respeitados todos os protocolos sanitários e realizadas transmissões pelo canal oficial da OAB/DF no Youtube. Pela manhã, 52 novos advogados e advogadas receberam as tão esperadas carteiras e, de tarde, mais 49. O evento foi prestigiado também por representantes das Seccionais de Alagoas, Rondônia, São Paulo, Santa Catarina, Espírito Santo, Sergipe e Rio de Janeiro.

Evento da manhã

No início da solenidade pela manhã, o orador da turma, Daniel Jonas Kaefer de Oliveira falou sobre essa nova etapa da vida profissional e a necessidade de construir elos. “Agarrem-se em seus colegas, nas Subseções e na Seccional, pois eu digo que essa caminhada será muito mais forte e muito mais rápida, pois aqui nós temos irmãos da mesma Ordem.”

O paraninfo Bruno Leonardo Ferreira deu sequência à cerimônia abordando as oportunidades que os novos profissionais da advocacia vão encontrar. “As áreas do Direito começam a se entrelaçar e trazem inúmeras oportunidades para que se possa advogar. Esse fluxo comercial trouxe possibilidades de ganhos e benefícios para a advocacia. No mais, desejo a vocês muitas possibilidades, desafios, honorários e bastante trabalho na advocacia.” 

Pronunciamentos finais

Já nos pronunciamentos finais da solenidade a vice-presidente da OAB/DF, Lenda Tariana, que presidiu a cerimônia, passou a palavra para a presidente da OAB de São Paulo (OAB/SP), Patricia Vanzolini. “Não somos uma mera instituição ou um mero conselho, somos uma irmandade, uma fraternidade, uma Ordem na defesa da justiça, da legalidade e do Estado de Direito”, encerrou Patricia. 

Simbolizando os representantes das Seccionais dos estados brasileiros presentes no evento, o presidente da OAB do Rio de Janeiro (OAB/RJ), Luciano Bandeira, desejou que os novos advogados e advogadas possam encontrar alegria e satisfação através do Direito. “Eu espero que cada um de vocês busquem e encontrem sua felicidade nessa carreira que é maravilhosa, uma carreira muito importante que vai ser, sem dúvida nenhuma, a construtora de um futuro melhor para o Brasil.”

Evento da tarde 

A oradora da turma, Lourraynne Carolina de Salles Ferreira, deu início à solenidade da tarde. Emocionada, Lourraynne agradeceu aos familiares e mentores por ter ajudado a trilhar o caminho do Direito, e finalizou sua fala desejando sucesso para seus novos colegas de profissão. “Queridos doutores, que todos nós tenhamos muito êxito na nossa jornada profissional, espero que logo possamos nos encontrar nos corredores dos fóruns ou até mesmo em novas cerimônias como essa.”  

Na sequência do discurso da oradora, a paraninfa Alexandra Tatiana Moreschi falou sobre a atuação fundamental da OAB, através do Comitê Executivo da Saúde, no combate ao COVID-19. “Hoje eu presido a Comissão de Direito à Saúde, e através dela eu consegui ver ainda mais a importância e a necessidade da advocacia na sociedade. Nós nos tornamos molas propulsoras na manutenção dos direitos fundamentais da Saúde e alavancamos grandes transformações sociais durante o enfrentamento da pandemia, isso foi feito através da OAB/DF.”

Pronunciamentos finais

O diretor da Valorização da Advocacia da OAB/RJ, Paulo Grossi, iniciou os discursos finais. Paulo iniciou parabenizando as mulheres advogadas e elogiou o trabalho feito pela Comissão  de Prerrogativas. “Sem a prerrogativa respeitada não conseguimos advogar e sem ter a chamada paridade de armas como autoridade a gente não consegue defender a sociedade. Não é apenas lutar pelo direito do advogado, é lutar pelo direito da sociedade.” 

Falando sobre a importância de ter voz e de se posicionar dentro da advocacia, a diretora de comunicação da Subseção do Núcleo Bandeirante, Phâmella Oliveira, se pronunciou em nome das mulheres da OAB. “É necessário saber utilizar nossa voz, e aproveitar esse espaço para cada vez mais se posicionar, então parabéns a todas mulheres advogadas que receberam as carteiras hoje.” 

A Caixa de Assistência dos Advogados do Distrito Federal (CAADF) também se fez presente na cerimônia. A vice-presidente da CAADF, Maria Bernardete Ferreira, falou sobre as oportunidades e descontos que os novos advogados terão com o auxílio da CAADF, e como a diretoria estará sempre disposta a atendê-los  “Representando nosso presidente e toda nossa diretoria, estou a postos, pronta para ajudar vocês no que der e vier. Saibam que eu não sou o tipo de pessoa que não atende ligações, eu atendo tudo e todos a qualquer momento e a qualquer hora, porque nós só carregamos o que somos e o que fazemos, os cargos ficam para trás.”

Encerrando a cerimônia, a copresidente da OAB/DF, Lenda Tariana, exaltou o feito dos novos profissionais da advocacia, mas lembrou que esse é apenas o início de uma longa jornada em defesa da justiça. “Eu gostaria de falar para vocês que a carteira da OAB é como se fosse uma espada, ela exige que você seja um guerreiro, uma guerreira, a carreira não vai chegar pronta junto com a carteira, ela é apenas uma chave que você precisa se dedicar para que sua carreira seja construída todos os dias.”

Confira a solenidade da manhã aqui.

Confira a solenidade da tarde aqui. 

Texto: André Luca (estagiario sob supervisao de Esther Caldas)

Fotos: Valter Zica

Comunicação OAB/DF – Jornalismo