OAB/DF recebe 79 novos advogados em cerimônias - OAB DF

“Ser inclusivo, ser plural, ser independente,
ser uma referência no exercício da cidadania.”

DÉLIO LINS

OAB/DF recebe 79 novos advogados em cerimônias

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Distrito Federal (OAB/DF) recebeu 79 novos advogados em duas cerimônias. Pela manhã, 41 profissionais prestaram o juramento da advocacia, enquanto, à tarde, outros 38 comprometeram-se a seguir o Código de Ética e Disciplina da OAB.

_ROB5045

O presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Jr., recebeu os novos advogados. “Que a vida de vocês e a carreira de vocês tenham esse mesmo brilho no olhar e esse mesmo alento no coração que vocês têm hoje, recebendo a carteira. Que assim seja. Essa é a principal mensagem que gosto de deixar nesta cerimônia de entrega de carteira. Contem sempre conosco.”

Solenidade matutina

Martinho Christopher dos Santos Medeiros, orador da turma da manhã, destacou a advocacia como uma vocação que exige princípios. “Nossa profissão é uma vocação que requer coragem para enfrentar os desafios, integridade para manter os mais altos padrões éticos e empatia para compreender as necessidades daqueles que servimos. Não somos apenas advogados, somos conselheiros, confidentes, estrategistas e, acima de tudo, defensores incansáveis da verdade e da justiça.”

_DSC6749

O paraninfo do evento, Daniel J. Kaefer, coordenador da Escola de Prerrogativas OAB/DF, ressaltou a importância de defender as prerrogativas da profissão com firmeza e compromisso. “Não digo apenas ‘contem com a Ordem’ ou ‘apoiem-se na Ordem’. Digo: sejam a Ordem. Sejam advogados, sejam os defensores e escudeiros que protegem qualquer tentativa de ferir a Constituição e o sistema legal e de proteção dos direitos e garantias de cada cidadão. Quando, no exercício de suas profissões, suas prerrogativas estiverem prestes a ser violadas, digam: ‘Pare aqui, autoridade, pois não estás falando apenas com um advogado, estás falando com a Ordem dos Advogados do Brasil’. E garanto uma coisa: quando a Ordem fala, até os surdos ouvem. Que tenhamos sempre nosso sentimento de patriotismo, de constitucionalismo e de entrega institucional.”

_DSC7048

Encerrando a cerimônia, Raquel Cândido, diretora de Comunicação da OAB/DF, expressou sua alegria em ver a representatividade feminina na advocacia. “Hoje, vocês não têm noção da alegria que sinto em ver esta mesa assim. Já fui a única mulher em reuniões, a única que tinha que falar grosso para ser ouvida. Hoje, vejo todas falando de igual para igual. Convido todos a virem para o nosso lado, porque há muito a fazer. Vocês vão ditar o rumo da Ordem, nossos próximos projetos e bandeiras. Fizemos muito até aqui, mas tenho certeza de que esta instituição grandiosa se tornará ainda maior com o talento, a expertise e o coração de vocês que chegam hoje.”

Acesse as fotos

Solenidade vespertina

Na última solenidade do dia, a vice-presidente da Seccional, Lenda Tariana, incentivou a gratidão e o reconhecimento daqueles que contribuíram para o sucesso de cada um dos formandos. “Sejamos gratos e orgulhosos, reconhecendo que, para obter essa carteira da OAB, não chegamos aqui sozinhos. Há muitas pessoas que nos ajudaram. Externalizem essa gratidão enquanto há tempo. Mande mensagens, quantas forem necessárias, dizendo ‘obrigado, você faz parte dessa vitória, hoje peguei minha OAB e você faz parte dessa conquista comigo.’ O tempo pode passar e pode ser tarde demais para agradecer.”

A oradora da turma da tarde, Cristiane Peixoto Guedes, Cristiane Peixoto Guedes, afirmou que “enquanto formos sonsos, a justiça capenga, e enquanto formos sonsos, nos envergonharemos em silêncio daquilo que fazemos para manter a lama em que nos afundamos. A verdade é que, temerosa da imundície do mundo, quase desisti do curso de Direito.”

_ROB5132

A paraninfa da solenidade e vice-presidente da OAB de Sergipe, Letícia Esteves da Costa Mothe Barreto, lembrou aos novos advogados de viverem com autenticidade, humildade em prol da advocacia brasileira. “Gostaria de me valer do tempo. O tempo da vida não é o mesmo tempo do direito. Somente a ciência pode suspender ou interromper a sucessão de dias, meses e anos. A vida, não. Esse mesmo tempo que nos distancia e aprisiona pode libertar, criar e aproximar. Guardem com vocês a felicidade, não como direito, mas como a centelha da vida. Combatam o bom combate, vivam com autenticidade e muita humildade. A OAB DF estará aqui por todos vocês. Felicidades, sigam em frente, contem conosco, com esta diretoria, com esta gestão e com toda a casa de vocês. Viva a OAB/DF, viva a OAB Sergipe e viva a advocacia brasileira.”

_ROB5330

Finalizando a solenidade, Paulo Maurício Siqueira, secretário-geral da OAB/DF, endossou a importância da advocacia na sociedade e a responsabilidade dos novos advogados. “Com todo o respeito às demais profissões, a advocacia é de extrema importância para a sociedade. Vocês, aprovados no exame de ordem, demonstraram qualificação e capacidade para representar todos os clientes que irão procurar vocês. Esta é uma responsabilidade enorme, pois vocês lidarão com patrimônio, vida e liberdade. Estejam certos de que essa responsabilidade virá e vocês estão preparados para isso, como eu disse.”

Veja as fotos do período da tarde

Jornalismo OAB/DF