Nesta quinta-feira (10/3), 86 novos profissionais prestaram o juramento da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em duas cerimônias híbridas, presenciais e com participações remotas, organizadas pela Seccional do Distrito Federal. Foram respeitados todos os protocolos sanitários e realizadas transmissões pelo canal oficial da OAB/DF no Youtube. Pela manhã, 41 novos advogados e advogadas receberam as tão esperadas carteiras e, de tarde, mais 45.
As duas cerimônias foram comandadas pela vice-presidente da OAB/DF, Lenda Tariana, que recebeu a incumbência do presidente Délio Lins e Silva Jr., em homenagem ao mês das mulheres.
Evento da manhã
O orador Bruno Guilherme Fernandes Menezes iniciou os discursos na cerimônia da manhã destacando o importante apoio da família e de amigos em sua caminhada profissional, e finalizou seu discurso ressaltando as qualidades necessárias para exercer a advocacia de forma plena. “Nosso papel possui função social e, após nosso juramento, nós seremos instrumento de transformação para a sociedade. É preciso nos mantermos íntegros, honestos e cultivarmos valores morais e éticos. Afinal, sem advogados não há justiça e sem justiça não há Estado Democratico de Direito.”
Dando sequência à entrega de carteiras, o paraninfo da turma Cleider Rodrigues Fernandes homenageou as mulheres advogadas em seu discurso, em função do mês das mulheres. Cleider aconselhou os novos advogados e advogadas a abraçarem as oportunidades de participar das comissões da OAB/DF para engrandecer o trabalho já exercido pela Seccional. “A oportunidade não serve para amanhã, a oportunidade é agora. Todos aqui hoje são necessariamente as pessoas que devem estar aqui na Ordem.”
A vice-presidente da OAB/DF, Lenda Tariana, mediou os pronunciamentos finais e chamou para falar em nome de todas as subseções Leonardo Alves Rabelo, presidente da Subseção de Ceilândia. “Venham participar, venham compor nossas subseções, façam uso dos nossos espaços, temos disponíveis salas de atendimento e salas de reuniões para dar esse auxílio à jovem advocacia”, disse Leonardo.
Em razão do mês da mulher, a secretária-geral da Subseção do Núcleo Bandeirante, Sammya Silva Nunes, falou sobre a importância do trabalho da OAB/DF em manter uma composição paritária e plural, e ressaltou a necessidade da participação dos jovens advogados na casa. “Esse brilho no olhar que vocês têm em receber essa carteira hoje tem que acompanhá-los para sempre. Contem com a OAB porque nós somos uma família e estamos aqui para crescer juntos.”
Evento da tarde
A oradora da turma, Larissa Vieira da Barra, iniciou a solenidade da tarde trazendo em seu discurso a responsabilidade que os novos profissionais do Direito vão ter daqui para frente. “Será um dos dias que lembraremos para sempre em nossas vidas, haja vista que não podemos esquecer que vamos trabalhar com pessoas que vão depender, exclusivamente, do nosso conhecimento jurídico, técnico, social e, principalmente, ético. Por esse motivo, ressalto a importância da nossa profissão, e digo: tenha esperança no direito de efetuar o seu chamado, e que sejamos portadores da verdade que a justiça representa.”
A paraninfa Maria Cláudia Azevedo Araújo falou sobre o orgulho de fazer parte da OAB/DF e finalizou seu discurso homenageando todas as advogadas presentes na solenidade. “Saibam que temos aqui na OAB/DF uma verdadeira família que irá sempre estar do lado de vocês, venham e façam parte dessa família. Por estarmos no mês em que comemoramos o mês da mulher, aproveito a oportunidade para dar os parabéns a todas mulheres aqui presentes.”
Já nos pronunciamentos finais, a secretária-geral da Subseção de Samambaia, Rizonete Pereira, relembrou da sua trajetória dentro da advocacia e destacou o incentivo que as subseções dão para os novos advogados. “Quando eu estava aí tinha muitas expectativas e muitos sonhos. Hoje eu posso falar para vocês que a advocacia para mim valeu a pena, eu faço parte da Subseção da Samambaia e ela me deu um suporte muito grande, por isso convido vocês a conhecerem as subseções e fazerem parte das comissões.”
Falando em nome da jovem advocacia, o advogado Lucas Kauffmann contou sua experiência dentro da Comissão da Advocacia Jovem e Iniciante. “Nossa Comissão é a porta de entrada onde a gente cria afinidade com determinados temas para a gente disseminar e difundir nosso trabalho com o restante da Casa. Então vamos trabalhar porque nós somos os jovens advogados e somos o futuro da nossa advocacia.”
Homenageando a trajetória das mulheres dentro da advocacia, o advogado Douglas Santos parabenizou sua esposa Camila Paiva que hoje, junto aos outros novos advogados e advogadas, recebeu sua carteira da OAB. “Foi uma honra e um prazer compartilhar com você essa caminhada. Então nunca se esqueçam que nossa batalha é diária. Meus parabéns a todos e, em especial, para minha esposa.”
No final da cerimônia o presidente da OAB/DF fez o seu pronunciamento comunicando o que na sua visão é um dos pontos mais necessários dentro da OAB/DF: a união. “Que todos nós possamos juntos trabalhar em defesa da sociedade e da advocacia. Nós estarmos aqui hoje mostra como essa Casa tem que ser de braços abertos para a sociedade e para a advocacia.”
Encerrando a cerimônia, a vice-presidente da OAB/DF, Lenda Tariana, enfatizou o valor da gratidão neste momento de conquista. “Hoje nessa carteira de vocês eu tenho certeza que vocês não estão sozinhos. Embora só tenha a foto de vocês, eu sei que nessa carteira da OAB tem mais gente com vocês, um pai, uma mãe, um filho, um irmão, e tem, também, lutas, batalhas e superações. Então lembrem-se de externalizar isso, não adianta a gente ter consciência dessa gratidão e não demonstrar.”
Confira a solenidade da manhã aqui.
Confira também a solenidade da tarde aqui.
Texto: André Luca (estagiário sob supervisão de Esther Caldas)
Fotos: Valter Zica
Comunicação OAB/DF – Jornalismo