Na manhã desta quinta-feira (8/4), em solenidade virtual e com transmissão pelo canal do YouTube da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF), 90 novas advogadas e novos advogados prestaram juramento, dando início à próxima etapa de suas vidas como profissionais do Direito.
Eles foram recepcionados por membros da diretoria da Ordem, conselheiros e membros de Subseções na cerimônia conduzida pelo presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Jr., sendo que, logo após o ato de juramento, seguiram-se as palavras do orador da turma, Ricardo Augusto de Moraes Santos, e da paraninfa, a conselheira federal Wanessa Aldrigues Cândido, especialista em Direito Previdenciário.
O ORADOR
Em suas palavras, o orador destacou vivermos em contexto de pandemia, quando devem falar ainda mais alto os valores da democracia. Enumerou capacidades inerentes à profissão: “criatividade”, “habilidades intelectual e emocional”, dentre elas. Pontuou: “Sobretudo devemos ter fé na Justiça e no Direito”. Discorreu, também, sobre as responsabilidades e a “função pública da advocacia”.
Ricardo Augusto de Moraes Santos encerrou com palavras do Papa Francisco: “Os rios não bebem sua própria água; as árvores não comem seus próprios frutos. O sol não brilha para si mesmo; e as flores não espalham sua fragrância para si. Viver para os outros é uma regra da natureza. (…) A vida é boa quando você está feliz; mas a vida é muito melhor quando os outros estão felizes por sua causa”.
A PARANINFA
Wanessa Aldrigues Cândido falou dos desafios que a pandemia traz a todos, desde estagiários, passando por novos advogados até os mais experientes. “Estamos em um mundo completamente diferente. A OAB, de forma honrosa, tem agido para nos adaptarmos”, afirmou. Depois, ela falou sobre sua jornada, a de uma jovem que queria ser médica e morar na praia, mas acabou cursando Direito e foi mesmo residir na praia. Do ideal à realidade, as batalhas árduas de todos que estudam e constroem carreiras foi a tônica do seu discurso.
Ao final, Wanessa listou três importantes aprendizados que extraiu desde que se formou há 16 anos e recebeu sua carteira da OAB: “Não deve faltar sabedoria para lidar com clientes; não pode faltar amor, essencial na carreira; é preciso ter parceria e coleguismo, seja na vida, seja no trabalho, seja nas atitudes.”
CAADF
Representando a Caixa de Assistência dos Advogados do Distrito Federal (CAADF), o presidente Eduardo Athayde Uchôa falou sobre os serviços prestados para advogados e suas famílias. Lembrou que o plano de saúde não teve reajuste neste ano, quando os de mercado tiveram mais de 35% de majoração. Apresentou o atendimento da clínica PrecAAver, inaugurada pela atual gestão. Também, as ações de combate à Covid-19 e outras campanhas como as de combate ao câncer.
Por fim, Eduardo Uchôa disse que esta semana a CAADF realiza a maior campanha de vacinação antigripal (contra a gripe H1N1, influenza) já feita pela Seccional: “No ano passado, aplicamos 7 mil doses; neste ano, compramos 10 mil – e já vacinamos mais de 3 mil advogados e familiares de 1º grau em três dias dessa ação na sede da OAB/DF. Agora, compramos mais 3 mil doses porque iremos aplicar vacinas em calendário nas Subseções.”
HOMENAGENS
Falando sobre Subseções, nesta cerimônia, o convidado a representá-las foi Amaury Andrade, presidente da Subseção do Gama e Santa Maria da OAB/DF. Ele fez os cumprimentos e o tradicional convite aos novos advogados para participarem de comissões e de subseções, visando o estabelecimento de contatos e o crescimento profissional. Homenageou uma “afilhada” dentre os participantes desta entrega de carteiras: “Gislene Amaral, que enfrentou e venceu o câncer, enquanto estudava no curso de Direito. Ela recebe hoje sua honrosa carteira, momento solene e alegre”.
A vice-presidente da OAB/DF, Cristiane Damasceno, festejou a vitória de seus alunos entre os compromissandos. “Só não gerei os alunos, mas gerei em meu coração! É uma alegria inefável! Nosso trabalho deu certo na sala de aula!” Para ela, mesmo diante da pandemia é possível e necessário falar em “esperança”. Aconselhou: “não desprezem o processo, tudo o que passaram para chegar até aqui”. Ainda disse: “não reclamem do processo, passem a agradecer por ele, tenham propósitos e contem conosco!”
TEMPLO DA DEMOCRACIA
Délio Lins e Silva Jr. encerrou a cerimônia, ressaltando que a OAB é o templo da democracia, segundo aprendeu. “Aqui acontecem a liberdade e a democracia, mas sem bandeiras políticas e partidárias. Defendemos a Justiça, a Constituição Federal, o Estado democrático de Direito. Somos parceiros de poderes e instituições, mas somos independentes”.
Ao concluir, Délio ressaltou a importância de a juventude chegar na Casa. “Faz 20 anos, estava aí no lugar de vocês! Há 10 anos, presidia a Comissão da Jovem Advocacia. Hoje, estou aqui, presidindo a OAB/DF. Entendo que o caminho é deixar a OAB melhor do que encontramos.”
Assista a cerimônia na íntegra aqui.
Texto: Montserrat Bevilaqua
Comunicação OAB/DF