OAB/DF recebe 92 novos profissionais - OAB DF

“Ser inclusivo, ser plural, ser independente,
ser uma referência no exercício da cidadania.”

DÉLIO LINS

OAB/DF recebe 92 novos profissionais

Na manhã e tarde desta quarta-feira (05/10), 92 novas advogadas e novos advogados prestaram juramento da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) durante solenidades híbridas, com transmissão pelo canal oficial da Seccional do Distrito Federal (OAB/DF) no YouTube. A cerimônia na parte da manhã foi comandada pela presidente em exercício da OAB/DF, Cristiane Damasceno, e prestigiada pela diretoria da Casa, membros de comissões e de subseções. Contou também com a presença do secretário-geral Márcio de Souza Oliveira.

ORADORA

Escolhida para representar sua turma, Júlia Republicano da Silva Pinheiro enfatizou em sua fala como oradora a importância que haverá a memória deste dia, a significância desse momento que marca o início da trajetória profissional e discorreu sobre a nobreza existente na profissão.

“É um chamado vocacional que a gente não vira as costas, não se intimida. A advocacia é das mais honrosas profissões. O advogado é o guardião das liberdades, da vida, do patrimônio”, disse Júlia em seu discurso.

O PARANINFO

Pedro Ivo Veloso, escolhido como paraninfo da cerimônia, disse se sentir honrado pela participação, lembrou-se do dia em que recebeu sua própria carteira e do impacto que o discurso do paraninfo de sua cerimônia teve. Ainda, parabenizou a todos pela resiliência e paciência de terem enfrentado tantas dificuldades em período pandêmico. “Talvez o mais importante a se dizer é isso: não menosprezem a capacidade que vocês têm de não semear conflitos, mas semear a paz”, afirmou.

ENCERRAMENTO

O secretário-geral da OAB/DF, Márcio de Souza Oliveira, iniciou seu discurso falando sobre as Subseções da Ordem, reforçou as palavras do paraninfo sobre a necessidade de resiliência, e contou sua história pessoal, das superações que vivenciou.

“A resiliência fala muito mais alto, o caminho fala muito mais alto para vocês entenderem o que é a advocacia”, disse Márcio, que finalizou seu discurso com as boas-vindas aos novos profissionais, e reafirmando o prazer que tem em cerimônias como essa, que acolhem dentro da Casa a nova advocacia.

A presidente em exercício, Cristiane Damasceno, pontuou seu discurso em oito conselhos: não despreze suas vitórias; escolha quem vai caminhar ao seu lado; seja perseverante; transforme os tempos difíceis em oportunidades; plante coisas boas; tenha um coração humilde; aprenda a servir e tenha o coração aberto para as mudanças. 

Cristiane resumiu seus conselhos pedindo que todos “tomem as rédeas da sua vida e tenham autorresponsabilidade” e garantiu a todos os novos profissionais que “a partir de hoje, vocês não estão mais sós, esta é a Casa de vocês.”

PARTE DA TARDE

A segunda cerimônia foi comandada pela presidente em exercício da OAB/DF, Cristiane Damasceno, e prestigiada pela diretoria da Casa, membros de comissões e de subseções. Contou também com as presenças do secretário-geral Márcio de Souza Oliveira, do paraninfo, conselheiro seccional e presidente da Comissão de Compliance, Inácio Alencastro e da conselheira Lenda Tariana.

ORADORA

Laura Lopes Dias, escolhida como oradora da cerimônia, compartilhou de sua trajetória pessoal, falou sobre seus processos, angústias, e como esta é uma importante conquista. “Temos que confiar no nosso próprio processo, e acima de tudo, em nós mesmos”, aconselhou a oradora.

PARANINFO

Escolhido como paraninfo, Inácio Alencastro usou de suas palavras para, ao dar as boas-vindas, ressaltar o título da Ordem de Casa da liberdade e democracia, e se recordou do ano de 1999, quando recebeu sua própria carteira no mesmo auditório em que agora discursa. 

“Desde a minha época se falava que vivemos em um mercado saturado, com muita competição, mas esta existe em todas as áreas. Precisamos estar em constante atualização, o lugar para os esforçados e dedicados sempre vai existir”, afirmou Inácio que ainda falou sobre os novos tempos da advocacia no âmbito digital, e finalizou aconselhando todos a se manterem sempre em sincronia com as mudanças da advocacia e do mundo.

Texto: Rayssa Carneiro (estagiária sob supervisão de Esther Caldas)

Comunicação OAB/DF