OAB/DF receberá exposição “Unindo Vozes Contra Violência de Gênero” para homenagear mulheres vítimas do Hamas - OAB DF

Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Distrito Federal

OAB/DF receberá exposição “Unindo Vozes Contra Violência de Gênero” para homenagear mulheres vítimas do Hamas

Nesta sexta-feira (08/03), a Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) realizará uma exposição de artistas israelenses, todas mulheres, contra a violência de gênero cometida em 7 de outubro, início do conflito Hamas-Israel. No hall de entrada do auditório do edifício sede da Seccional, 14 ilustrações de artistas israelenses irão homenagear as vítimas e seus parentes, brasileiros e brasileiras, que sofreram violências sexuais, mutilações, torturas físicas e psicológicas, e, também, os reféns, ainda sujeitos a esses crimes. O evento terá início às 19h.

No último dia 4 de março, a representante especial do secretário-geral para a Violência Sexual em Conflitos, em coletiva de imprensa na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque, afirmou que a ONU está convencida das claras evidências de crimes de gênero cometidos como práticas sistemáticas e política de guerra da parte do grupo terrorista Hamas, na agressão a Israel em 7 de outubro de 2023.

Até então, especialistas em Direito Internacional dos Conflitos Armados ressaltavam que, dos crimes de guerra usuais nos engajamentos armados, o crime sexual não era uma política militar no conflito árabe-israelense.

Clarita Maia, conselheira seccional e presidente da Comissão de Direito Internacional da OAB/DF, pontuou que “o evento é um grande marco para a OAB/DF e a comunidade jurídica local. Demonstra coerência e altivez desta gestão em reconhecer os crimes havidos e em propugnar pelas devidas responsabilidades.”

Clarita afirma, ainda, que “tendo havido esse reconhecimento por parte da ONU, há exatos quatro dias, nada mais coerente à OAB/DF, que, no âmbito do seu evento de comemoração ao Dia Internacional da Mulher, faça a sua justa homenagem às vítimas e a seus familiares, dando a eles a voz que tantas vezes foi subtraída.”

As obras que serão expostas são das artistas: Geffen Rafaeli; Hagit Frenkel; Keren Shpilsher; Marian Boo; Merav Shinn; Ben Alon; Noa Kelner; Omer Zimmerman; Or Yogev; Oren Fischer; Orit Magia Schwalb; Reut Asimani; Sigal Rak Viente; Tamar Kharitonov e Zoya Cherkassky.

Agenda

A exposição “Unindo Vozes contra a Violência de Gênero” também foi sediada no Conjunto Nacional de São Paulo e agora está na União Brasileiro-Israelita do Bem-Estar Social (UNIBES) Cultural, na mesma cidade.

Jornalismo OAB/DF