Brasília, 15/04/2016 – O Conselho Federal e o Colégio de Presidentes de Seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil lamentam e repudiam os atos de vandalismo praticados contra a Seccional do Distrito Federal na quinta-feira. O prédio que sedia a entidade amanheceu pichado com frases usadas por movimentos contrários ao impeachment da presidente da República, Dilma Rousseff.
O ataque a qualquer das Seccionais da Ordem dos Advogados é sinônimo de agressão a democracia e a todos os advogados brasileiros. Não é a primeira vez, e certamente não será a última, que tentam intimidar a OAB. Em um passado não tão distante, a mesma Seccional foi alvo de atos de arbítrio.
Mas não será com pichações, nem com atos de força, que os advogados se curvarão a qualquer coisa que não seja às suas consciências. A OAB decidiu entrar com pedido de impeachment contra a presidente da república depois de uma consulta absolutamente democrática a todas as Seccionais, cujos dirigentes são eleitos pelo voto direto dos advogados. A decisão tomada por ampla maioria revela o sentimento da advocacia brasileira.
Apesar do pedido de impeachment, a OAB respeita opiniões divergentes e defenderá, se necessário, a liberdade de todo cidadão de discordar das decisões da entidade, desde que a discordância seja feita com respeito e que nunca ultrapasse o campo das ideias. Sem agressões ou maniqueísmos é que faremos do Brasil um lugar melhor para se viver. Esperamos sinceramente que o episódio não se repita, nem em Brasília, nem em qualquer outra parte do País.
Nota do Conselho Federal e do Colégio de Presidentes da Ordem dos Advogados do Brasil