OAB reúne especialistas para debater alto índice de acidentes de trabalho no DF - OAB DF

“Ser inclusivo, ser plural, ser independente,
ser uma referência no exercício da cidadania.”

DÉLIO LINS

OAB reúne especialistas para debater alto índice de acidentes de trabalho no DF

Para marcar o dia mundial da Segurança e Saúde no Trabalho e o dia nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, comemorado em 28 de abril, a Comissão de Direito do Trabalho e Sindical da OAB/DF promove, nesta segunda-feira (29/4), um seminário sobre o tema. O foco é a responsabilização jurídica dos empregadores e as políticas de estado.

A cada uma hora e meia um acidente de trabalho é notificado ao Ministério Público do Trabalho (MPT), no Distrito Federal. Os dados são do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho do MPT, colhidos entre 2012 e 2018. A média é melhor que a do país – um acidente a cada 49 segundos – mas considerada preocupante pela Comissão.

“É um número expressivo, que demonstra a necessidade das autoridades locais, com o apoio das organizações da sociedade civil, como a OAB/DF, atuarem na fiscalização e na conscientização para a prevenção”, afirma Fernando Abdala, presidente da Comissão, que criou uma Coordenação de Segurança e Saúde no Trabalho para acompanhar exclusivamente o tema. “É a primeira que essa temática terá um fórum especializado na OAB/DF para fomentar os debates sobre esse tema”, comenta.

Ações
No seminário desta segunda-feira, seis especialistas de diferentes instituições estarão à mesa. O auditor fiscal da Superintendência Regional do Trabalho no DF, Rômulo Machado, vai explorar as ações do Poder Executivo para diminuir os acidentes no ambiente profissional, enquanto a procuradora Valesca de Moraes do Monte apresentará as ações institucionais do Ministério Público do Trabalho do Distrito Federal e de Tocantins para prevenir as doenças.

Os desembargadores Brasilino Santos Ramos e Mário Caron, do Tribunal Regional do Trabalho da 10a Região, falarão sobre a justiça do trabalho e as ações do programa Trabalho Seguro, do TRT10. Rosylane Rocha, da Associação Brasiliense de Medicina do Trabalho, vai detalhar os transtornos mentais ligados ao trabalho, e Fernando Maciel, da Advocacia-Geral da União (AGU), as ações regressivas do INSS.

O seminário integra a agenda do Abril Verde, movimento criado para chamar a atenção das autoridades federais, estaduais e municipais dos três poderes, e também das representações sindicais de trabalhadores e empregadores, para a busca de soluções compartilhadas que diminuam os acidentes e doenças do trabalho no país.

O seminário começa às 19h, na sede da OAB/DF, localizada na 516 Norte.

Serviço
Seminário “Prevenção de Acidentes e Doenças do Trabalho: Responsabilização Jurídica e Políticas de Estado”
Dia: 29 de abril
Local: OAB/DF, na 516 Norte, no mezanino
Horário: 19h