O presidente da OAB/DF, Juliano Costa Couto, recebeu na última semana o professor e vice-reitor da Universidade George Mason, da Virgínia (EUA), David K. Rehr. O advogado veio ao Brasil para participar de palestras e como parte do esforço para “internacionalizar” os cursos de Direito da instituição onde leciona. Dessa forma, está em avaliação um convênio entre a Universidade George Mason e a OAB/DF, com objetivo de ofertar cursos que possam atender as demandas locais por formação em governança corporativa.
David Rehr veio a Brasília também para falar sobre o conceito de “Trust and compliance”, que se insere no contexto dos programas de compliance, área que tem ganhado muita atenção recente em função do acirramento do combate à corrupção e da necessidade de empresas, gestores e juristas conhecerem modelos de proteção e autofiscalização contra desvios. Como este tem sido um nicho cada vez maior para atuação de advogados, a Seccional prepara um programa de treinamento e cursos voltado para a realidade brasileira.
Públio Madruga, mestre em Gerenciamento Político, fez o convite ao advogado e professor americano para firmar a parceria com a Seccional tendo em vista a experiência dos advogados daquele país com compliance e o know-how acadêmico sobre o assunto nos EUA. “Enquanto as universidades do Brasil tendem a dar mais ênfase na parte teórica durante a graduação, as dos Estados Unidos são mais ‘mão na massa’, valorizam mais trabalho e ensinam como trabalhar”, observou Madruga.
Participaram da conversa além de Juliano Costa Couto, Públio Madruga; a presidente da Comissão de Relações Internacionais, Clarita Costa Maia; o vice-presidente Roberto Cidade e David Rehr.