Brasília, 3/6/2016 – Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, a Seccional da OAB do Distrito Federal realizou, na última sexta-feira (3), plantio de 100 mudas de árvores no bosque dos tribunais, localizado próximo ao Superior Tribunal de Justiça (STJ). Foram escolhidas as seguintes espécies: Cedro, Ipê, Landim, Ingá, Jacanda Mimoso, Caviuna, Tapiá e Pachirá, todas de origem do Cerrado. As mudas foram doadas pela Secretaria do Meio Ambiente do DF. O STJ será o responsável por cuidar e preservar o espaço arbóreo.
Organizador do evento, o presidente da Comissão de Sustentabilidade da OAB/DF, Rodrigo Figueiredo, disse que a iniciativa teve a intenção de mostrar às pessoas que todos podem contribuir para ter uma cidade mais arborizada. “É o início de um projeto que a gente pretende concretizar mais a cada dia. Queremos mostrar à sociedade a importância do meio ambiente e tornar do Distrito Federal um espaço mais arborizado”.
O presidente da OAB/DF, Juliano Costa Couto, salientou que a Seccional já tem buscado a sustentabilidade e a preservação do Meio Ambiente por meio de ações que começaram dentro do prédio-sede. “Nossa gestão já virtualizou processos e pleitos, trocamos iluminação e agora viemos para fora. É o primeiro de muitos movimentos em prol do Distrito Federal”.
Para Carlos Juliano Ribeiro Nardes, presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB nacional, é importante o envolvimento da sociedade em ações como essa. “Em Brasília temos muitas áreas verdes, que na verdade são gramados, e não áreas de cobertura florestal. Há necessidade de se melhorar a qualidade do ar de Brasília, partindo da premissa de se implementar essas ‘pseudoflorestas’ ”.
O Secretário de Estado do Meio Ambiente do DF, André Lima, afirmou que a cidade tem grandes desafios. “É uma responsabilidade muito grande. O que se faz aqui, para o bem ou para o mal, acaba servindo de vitrine para o resto do país. Precisamos orientar o desenvolvimento e a expansão urbana da cidade, que vem crescendo de maneira desordenada. Já vivemos a falta de água, precisamos ligar o sinal amarelo”.
A presidente eleita do STJ, ministra Laurita Vaz, atual vice-presidente, manifestou sua satisfação em saber que “a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Distrito Federal promove sustentabilidade e proteção ao meio ambiente. Fico muito feliz em saber disso. Quero conclamar a OAB para ser parceira do STJ em vários projetos. O STJ é o tribunal da cidadania”. A posse da ministra ocorrerá em setembro deste ano.
Também estiveram presentes a diretora da CAA/DF Daniela Caetano, o membro da Comissão de Sustentabilidade Michel de Souza, o chefe de gabinete da Secretaria de Meio Ambiente do DF Ivens Amaral e a superintendente de área protegida do Instituto do Meio Ambiente DF, Tânia Brito.
Comunicação social – jornalismo
OAB/DF