A Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) realizou um podcast para debater o planejamento patrimonial e sucessório com a criação de holdings familiares. O episódio, mediado por Julie Anne Lima, presidente da Comissão de Planejamento Patrimonial e Sucessório da Subseção Sobradinho da OAB, contou com a participação do advogado e membro Diamante do Time Holding Brasil, Claudio Luiz Lima Corrêa, especialista em contratos empresariais e planejamento patrimonial e sucessória.
Iniciando a conversa, Julie Anne falou da importância de debater o tema. “Hoje vamos falar sobre planejamento patrimonial e sucessório com holding familiar. Esse é um tema muito relevante para o direito e para as famílias que desejam proteger e gerir seus patrimônios de forma eficiente.”
Na ocasião, Claudio Luiz destacou os desafios, problemas e soluções envolvidos no processo de organização patrimonial familiar. “O primeiro passo é sempre entender a estrutura familiar e os objetivos da família. É preciso fazer um diagnóstico completo do patrimônio, conhecer as expectativas para o futuro e, principalmente, identificar possíveis riscos e problemas que possam surgir. Depois disso, começamos a estruturar a holding, sempre observando as questões tributárias e jurídicas envolvidas.”
Ele ressaltou que a criação de uma holding familiar não só otimiza a gestão do patrimônio como também facilita a sucessão. “É um processo que envolve planejamento detalhado, mas, a longo prazo, traz muitos benefícios, tanto financeiros quanto organizacionais.”
Jornalismo OAB/DF