Presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Jr., e seu pai, Délio Lins e Silva, são homenageados na CLDF - OAB DF

“Ser inclusivo, ser plural, ser independente,
ser uma referência no exercício da cidadania.”

DÉLIO LINS

Presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Jr., e seu pai, Délio Lins e Silva, são homenageados na CLDF

Em noite histórica, o presidente da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF), Délio Lins e Silva Jr., juntamente com seu pai, o advogado Délio Lins e Silva, foram homenageados em sessão solene da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realizada nesta terça-feira (03/12). O presidente da OAB/DF recebeu o título de Cidadão Benemérito de Brasília, enquanto seu pai, Délio Lins e Silva, foi agraciado com o título de Cidadão Honorário de Brasília. A autoria da iniciativa é a deputada Paula Belmonte (Cidadania).

A cidadania benemérita é uma homenagem concedida pelos deputados distritais a pessoas que nasceram em Brasília, e a cidadania honorária a moradores da cidade que nasceram em outras localidades. Em ambos os casos, o título é concedido aqueles que praticaram atos de relevante interesse social em favor da população da capital.

Em seu discurso, o presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Jr., refletiu sobre os seis anos em que esteve à frente Seccional. Ele apresentou os desafios enfrentados, como a pandemia de Covid-19 e os episódios de 8 de janeiro, mas também os avanços conquistados. “Chego ao final desses seis anos com a consciência tranquila de termos feito o melhor. Transformamos a OAB/DF em uma casa mais democrática, inclusiva e participativa.”

Entre os avanços mencionados, Délio mencionou a paridade de gênero na OAB/DF, além do engajamento de jovens advogados e subseções. “Sonho com um dia em que não precisaremos mais de cotas raciais, sociais ou de gênero, porque teremos um mundo mais justo e igualitário.”

Ele encerrou seu discurso relembrando sua trajetória de vida. “Ao olhar para trás, sinto muito orgulho do que construímos juntos. Agradeço imensamente a generosidade da deputada Paula Belmonte, a presença de todos aqui hoje e a parceria de cada um. Essa homenagem é de todos nós, da advocacia.”

O advogado Délio Lins e Silva, por sua vez, citou sua chegada a Brasília e a construção de sua vida na capital. “Cheguei a Brasília há quase 60 anos, quando o aeroporto ainda era de madeira. Aqui, construí minha vida ao lado de minha esposa, Lila, e criamos nossos três filhos, todos nascidos na cidade e ligados ao Direito”, comentou.

Com uma carreira marcada pela ética e pelo desenvolvimento jurídico, Délio pontuou sobre sua atuação como conselheiro federal da OAB, presidente do Tribunal de Ética da Ordem e membro da comissão de reforma do Código de Processo Penal. Ele também recordou sua gestão como diretor-geral do Detran-DF, onde implantou a obrigatoriedade do uso do cinto de segurança. “Talvez a homenagem tenha vindo pelos serviços prestados, seja na advocacia ou na gestão pública. Mas acredito que a motivação maior tenha sido o coração generoso do deputado Cláudio Abrantes”, disse.

A cerimônia teve um caráter simbólico especial, pois pela primeira vez pai e filho foram homenageados simultaneamente. “É uma honra testemunhar uma celebração que não apenas enaltece a Câmara Legislativa, mas também reforça os laços entre gerações que contribuíram para o crescimento de Brasília”, celebrou Délio Lins e Silva.

Homenagens

Lenda Tariana, vice-presidente da OAB/DF, celebrou a história de lideranças que transformaram a advocacia no Distrito Federal. Ao lado de colegas e figuras históricas, como Délio Silva Júnior e seu pai. “Agradeço e me emociono, porque hoje temos pai e filho juntos. É difícil não refletir sobre tudo que isso envolve. Tenho certeza de que Délio está feliz, especialmente pelo pai que teve, que abriu caminhos na advocacia do Distrito Federal. Ele abraçou a advocacia como poucos, oferecendo amparo, acolhimento e força.”

A vice-presidente concluiu seu discurso destacando a importância de celebrar lideranças que promovem transformação. “Esse reconhecimento é mais do que justo, pois simboliza o impacto dessas lideranças na advocacia e na sociedade do Distrito Federal. Nós, mulheres da OAB do Distrito Federal, nos transformamos por meio da gestão dele, que foi inclusiva, que foi acolhedora. E hoje as subseções têm a representatividade que têm pelo trabalho exercido pelo Délio.”

Paulo Maurício, secretário-geral da OAB/DF, ressaltou a coragem de Délio em promover mudanças significativas na Ordem, destacando a ampliação da representatividade feminina. “Revolucionou a Ordem, trazendo as mulheres para a nossa casa. Em 2015, ousamos colocar 30% de mulheres na chapa. Quando chegamos a 50%, nos chamaram de loucos. Mas, sob sua liderança, mostramos que sem as mulheres, a Ordem não anda. E nunca mais teremos uma OAB sem a representação feminina.”

Roberta Queiroz, secretária-geral adjunta da OAB/DF, reforçou a importância do momento ao homenagear pessoas que ela descreveu como pilares de sua trajetória. “A todos e todas, muito obrigada, é um momento muito especial e muito importante, porque eu não sei nem o que dizer. Hoje, ter a celebração de uma homenagem para duas pessoas que eu amo muito, é um momento de agradecimento.”

Trajetórias

Délio Lins e Silva, natural de Recife (PE), chegou a Brasília na década de 1970. Formado em Direito pelo CEUB em 1977, construiu uma carreira sólida na capital, ocupando cargos de destaque, como diretor-geral do Departamento Nacional de Trânsito. Délio também atuou como conselheiro Federal da OAB.

Já Délio Lins e Silva Júnior, nascido em Brasília em 1976, é um dos mais conhecidos criminalistas do Distrito Federal. Formado pelo UniCEUB em 2000, possui especializações e mestrado em Direito Penal Econômico e Ciências Jurídico-Criminais pela Universidade de Coimbra (Portugal). Foi presidente da OAB/DF por dois mandatos e se destacou nas comissões de apoio ao advogado iniciante e de direitos humanos.

Veja as fotos da cerimônia

Jornalismo OAB/DF

Deixe um comentário