Com propostas de inovação e fortalecimento da advocacia, a Subseção de Taguatinga, presidida por Flávio Fonseca, reuniu na noite desta quarta-feira (2) o conselho eleito para o triênio 2022-2024. O encontro serviu para dar as boas-vindas aos novos integrantes, prestar contas das ações já realizadas em janeiro, e nomear os membros das novas comissões.
Estiveram presentes os membros da diretoria e os conselheiros subseccionais, que discutiram assuntos como a criação de mais de 40 comissões temáticas, posse das respectivas diretorias e prestação de contas sobre a campanha de arrecadação para as famílias do prédio que desabou em Taguatinga em janeiro de 2022.
Além disso, foram nomeados Marília Fayet, como coordenadora de Eventos, e Gregory Brito como coordenador de Comissões e ouvidor da Subseção. Helder Soares assume a Diretoria de Prerrogativas da Subseção de Taguatinga.
Flávio Fonseca explica que a Coordenação de Eventos e a Diretoria de Prerrogativas são inovações desta gestão. A ideia é fortalecer a advocacia, focando na defesa das prerrogativas e na integração dos advogados e advogadas. “Criamos mais de 40 comissões, com mais de 150 membros. A Subseção conta com cerca de 3.500 advogados inscritos, sendo um ponto de apoio para toda advocacia de Taguatinga e regiões vizinhas. Então, nossa missão é imensa e que abraçamos com muita dedicação”, apontou.
Sobre as novidades que a gestão traz para o triênio, Flávio Fonseca destacou a importância de temas como o Direito Digital, que hoje é fundamental para o profissional se destacar no mercado e com muito potencial de inovação. Também mencionou a criação da Comissão de Defesa do Direito dos Animais. “É um tema muito relevante, relativamente novo no Direito, mas que começa a dar essa importância devida aos animais”, destacou.
O presidente destacou, ainda, o viés social da Subseção e ilustrou com o caso da campanha de arrecadação para as famílias do prédio que desabou em Taguatinga. “Antes de sermos advogados, somos cidadãos. E o que nos mobilizou foi saber que podíamos ajudar e que essa ação faria a diferença na vida dessas pessoas. Por isso, anunciamos no Conselho a arrecadação de mais de uma tonelada de alimentos e vestuário. É a nossa vertente ter uma relação próxima com a sociedade e mostrar que a advocacia tem esse papel”, ressaltou.
A Sessão foi finalizada prestigiando a presença do ex-presidente da Subseção de Taguatinga, Sérgio Antonino Fonseca; do conselheiro seccional Jerônimo Agenor; do procurador de prerrogativas Antônio Carlos e do vice-presidente da 10ª Turma do Tribunal de Ética e Disciplina, Guilherme Portela.
Flávio Fonseca adiantou que em todas as reuniões do Conselho serão convidados advogados e advogadas de gestões passadas como forma de reconhecimento ao importante legado deixado para a Subseção e para a advocacia.
Nomeados
O diretor de Prerrogativas, Helder Soares, destacou que a nova Diretoria chega para fortalecer a advocacia e os profissionais. “Vamos atuar tanto na defesa das nossas prerrogativas quanto na prevenção de toda e qualquer violação”, enfatizou.
Com a missão de coordenar as mais de 40 comissões da Subseção e ocupar a função de ouvidor, Gregory Brito adianta que seu foco será entender os anseios da advocacia e buscar soluções. “Quero ouvir a advocacia de Taguatinga e trabalhar para que a Subseção tenha uma gestão mais eficiente. E como coordenador das comissões, a nossa responsabilidade é que sejam bem atuantes, fortalecendo a Subseção, a Seccional e a advocacia como um todo”, definiu.
Marília Fayet adianta que seu papel é atuar junto às comissões na promoção de eventos voltados para os advogados e advogadas. A ideia é promover cursos com especialistas, eventos e criar, também, um ambiente propício à rede de relacionamentos profissionais. “Apesar de ter um calendário voltado para a advocacia, não deixaremos de promover, também, eventos para a sociedade. A gestão busca essa aproximação mais intensa ainda.”
Texto: Esther Caldas
Fotos: Valter Zica
Comunicação OAB/DF