Primeiro dia do Congresso de Direito Processual Civil tem mais de 1.900 participantes - OAB DF

“Ser inclusivo, ser plural, ser independente,
ser uma referência no exercício da cidadania.”

DÉLIO LINS

Primeiro dia do Congresso de Direito Processual Civil tem mais de 1.900 participantes

Já no primeiro dia mais de 1.900 pessoas passaram pela live. A abertura do evento contou com a participação do presidente da OAB/DF, Délio Lins Silva Jr., com o ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes. Também, o desembargador do TJDFT, Arnoldo Camanho, o presidente da Associação Brasiliense de Peritos em Criminalística (ABPC), Rodrigo Becker, a vice-presidente da comissão de processo civil da OAB/DF, Lilian Albuquerque, e o presidente da Comissão de Processo Civil da OAB/DF, Diego Herrera. O congresso é totalmente virtual e gratuito. 

A vice-presidente da comissão de Processo Civil da OAB/DF, Lilian Albuquerque, iniciou seu discurso de abertura falando da importância do congresso para a área jurídica. Em sequência, o presidente da ABPC, Rodrigo Becker, comentou sobre como a presença do ministro Gilmar Mendes enriquece a discussão sobre direito processual civil. “O ministro Gilmar sabe da sua importância para o direito processual constitucional brasileiro. Como ele foi e ainda é um expoente desse tema no nosso país”. 

Dando continuidade ao painel de abertura, o ministro Gilmar Mendes discorreu sobre a iniciativa de codificação do processo constitucional, falando sobre a abrangência e a modernização desses debates. “Está muito em voga essa discussão sobre a internet e agora também sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD),” 

Gilmar Mendes comentou, também, sobre o debate exposto pelo professor Ingo Wolfgang Sarlet que trata sobre  o desenvolvimento de um código de processo constitucional em que o ministro sugeriu alternativas para a solução. “Uma alternativa é trazer tudo isso para o bojo de uma grande consolidação ou legislação. A outra seria fazer eventuais alterações nos textos normativos pertinentes.” 

Em entrevista para a OAB/DF o organizador do congresso e também presidente da Comissão de Processo Civil da OAB/DF, Diego Herrera, comentou sobre a importância de ter palestrantes envolvidos nas reformas legislativas, como foi o caso do ministro Gilmar Mendes. “Além de ser um expoente no assunto ele é autor de vários anteprojetos de leis extremamente relevantes para o processo constitucional. Então foi muito gratificante escutar alguém que tem a bagagem e é ainda mais relevante por ter envolvimento no desenvolvimento de codificação do processo constitucional.” 

“As impressões do primeiro dia foram muito positivas pois tivemos a felicidade de unir em diferentes palestras expoentes da doutrina da academia e também grandes nomes dos tribunais envolvidos nas reformas legislativas como foi o caso do ministro Gilmar Mendes”, complementou Diego Herrera.

Confira a íntegra da abertura do Congresso de Direito Processual Civil  pelo Canal do YouTube da OAB/DF.

Comunicação OAB/DF