A Comissão de Prerrogativas da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF), dentro do escopo do projeto “Prerrogativas nas Ruas”, percorreu, nesta quinta-feira (4), delegacias de Taguatinga (12ª, 17ª e a Delegacia da Criança).
Foi uma diligência realizada pelo vice-presidente da Comissão de Prerrogativas Newton Rubens e acompanhado pelo presidente da Comissão de Honorários da OAB/DF, Flávio Fonseca, pelo procurador de prerrogativas, Leonardo Passos, e pela diretoria da Subseção, representada pelo presidente Cleider Rodrigues Fernandes, pelo diretor Bruno Caleo e pelo presidente das Prerrogativas Wesley Lacerda.
Delegacia da Criança e do Adolescente II (DCA)
Nas delegacias essas equipes conversaram com a delegada Elizabeth Frade (12ª), com o delegado Mauro Cezar (da 17ª) e com o delegado-chefe da Delegacia da Criança e do Adolescente II (DCA), Juvenal Oliveira.
“Foram visitas com elemento surpresa. Conversamos com os colegas advogados em cada delegacia e imediatamente com as autoridades policiais. Tratamos das novas ferramentas de acesso aos inquéritos (PJE), bem como sobre as novas estruturas e salas de apoio à advocacia. Momento muito importante para a interação de conteúdos e apoio aos profissionais, explicou o vice-presidente da Comissão de Prerrogativas, Newton Rubens.
“É de extrema relevância essa atuação da OAB/DF por meio da Comissão Prerrogativas na fiscalização nas delegacias de todo o Distrito Federal. A presença da OAB/DF nas delegacias visa garantir, ainda mais, que as prerrogativas da advocacia sejam respeitadas”, afirmou Flavio Fonseca, presidente da Comissão de Honorários.
“As visitas às instituições públicas que diretamente conversam com a advocacia devem continuar, pois nelas temos oportunidades de interagir e de estreitar bom relacionamento com as autoridades policiais, com o Ministério Público e com o Judiciário do Distrito Federal. Nesses encontros, fazemos a divulgação de novos trabalhos e de legislações, procedimentos para acessar o PJE, que foi implantado recentemente, portarias da Polícia Civil do Distrito Federal e outras informações de extremo interesse para todos. É uma ação que oferece a possibilidade de assessorar bons caminhos para o exercício da advocacia, melhorando o ambiente de trabalho e o ampliando”, disse Cleider Rodrigues Fernandes, presidente da Subseção de Taguatinga, após a realização das visitas realizadas em sua região, dentro do projeto “Prerrogativas nas Ruas”.
Comunicação OAB/DF
Texto Montserrat Bevilaqua
Fotos: Divulgação/ Equipe de Prerrogativas da OAB/DF