Projeto Seccional Itinerante passa por Ceilândia e atende advogados da cidade - OAB DF

“Ser inclusivo, ser plural, ser independente,
ser uma referência no exercício da cidadania.”

DÉLIO LINS

Projeto Seccional Itinerante passa por Ceilândia e atende advogados da cidade

Brasília, 2/6/2016 – A Subseção de Ceilândia recebeu, nesta quarta-feira (1/6), o projeto Seccional Itinerante. Advogados militantes na cidade tiveram acesso a todos os serviços oferecidos na sede da OAB/DF, além da oportunidade de despachar assuntos diversos com o presidente Juliano Costa Couto. Há um ano e dois meses na advocacia, Elaine Viana aproveitou a oportunidade para tirar dúvidas processuais no Escritório Modelo.

Para ela, que constantemente precisa se deslocar até a sede da Ordem, foi uma grande oportunidade e comodidade de sido atendida em sua cidade. “Sou advogada iniciante e, geralmente, dúvidas surgem ao pegar uma nova ação. Para se deslocar daqui para a Seccional é um pouco complicado. Hoje, o Escritório Modelo funcionar aqui foi primordial para sanar uma dúvida minha. Já vou inclusive dar andamento ao caso”, ressaltou.

ceilandia3O atendimento foi realizado entre 14h30 e 19h, no Fórum da cidade. Para o presidente da Seccional, as experiências vivenciadas com o projeto são importantes para aprimorar o trato da Ordem com os advogados das regiões administrativas e também para entender as demandas pontuais de cada subseção. “Fomos muito bem recebidos pela advocacia de Ceilândia e ficamos orgulhosos de completar mais uma etapa desse projeto da Seccional Itinerante”.

O presidente da Subseção de Ceilândia, Edimilson Francisco de Menezes, ressaltou que o projeto traz vários benefícios aos cerca de 600 advogados inscritos no local e é uma prova de que a gestão está comprometida com a descentralização dos serviços. “Atender todas as subseções com essas visitas é uma demonstração clara da descentralização”.

ceilandia1Durante o evento, Juliano Costa Couto aproveitou para visitar o juiz e diretor-geral do Fórum de Ceilândia, João Paulo das Neves. O magistrado lembrou que o contato com a Ordem sempre foi harmônico. “O Tribunal de Justiça sempre teve um bom relacionamento com a OAB. A presença da OAB junto aos fóruns gera um relacionamento mais amistoso”, disse.

Costa Couto também passou pela Defensória Pública e pelos núcleos de práticas jurídicas das faculdades UniCeub e Unieuro, situadas dentro do fórum, e ouviu demandas dos estagiários de Direito. As visitas foram acompanhadas por advogados que atuam na cidade, além do conselheiro federal Felix Palazzo, dos conselheiros seccionais Glauco Santos, Felipe Mello e Fernando Martins, do presidente da Subseção, Edimilson Francisco de Menezes, e da diretora-tesoureira, Cecília Viana Queiroz.

ceilandia4O projeto tem o objetivo de estreitar o contato entre a Sede e seus braços em toda região do Distrito Federal. Na ocasião, foram oferecidos serviços como protocolo, tesouraria, comissão de seleção, prerrogativas, certificado digital, orientações do escritório modelo da seccional e reivindicações locais.

Parceira no projeto, a Caixa de Assistência dos Advogados do Distrito Federal (CAA/DF) esteve presente para acolher solicitações e informar sobre os benefícios disponíveis, tais como venda de ingressos de cinema com desconto e confecção de cartão de benefícios. Além desses serviços, os advogados e advogadas puderam ter acesso gratuito a manicure, massagem relaxante, aferição de pressão arterial e teste de glicemia.

ceilandia2O secretário-geral da CAA/DF, Maxmiliam Patriota Carneiro, afirmou que os resultados de divulgação dos benefícios já estão sendo observados ante a procura pelos serviços nas subseções. “Valeu o esforço e o empenho de todos os setores da Caixa e da OAB para trazer alguns serviços para cá. A demanda tem sido boa em todas as subseções. Nós ficamos sabendo das necessidades locais, o que eles precisam e o que está agradando dos serviços que estão sendo utilizados”. De acordo com ele, a ideia é poder compilar os dados colhidos e aperfeiçoar o projeto nas próximas edições.

Para a diretora-tesoureira da subseção, Cecília Viana de Queiroz, o projeto agrada toda a advocacia. “Tanto para o advogado iniciante quanto para o experiente, ver a OAB circulando nas subseções é maravilhoso. O Escritório Modelo é um importante auxílio aos novos advogados que muitas vezes têm dificuldades de se dirigir até a Seccional”.

ceilandia5A advogada Marília Fayet, há poucos dias atuando em Brasília, disse estar impressionada com os benefícios e o tratamento da OAB/DF. “Eu estou mudando minha OAB para o DF agora, mas já pude perceber que a OAB aqui é bem atuante. Me sinto muito acolhida. A OAB daqui dá uma atenção muito especial para o advogado”.

Comunicação Social – Jornalismo
Fotos: Valter Zica
OAB/DF