Brasília, 8/4/2016 – A Câmara Legislativa do Distrito Federal concedeu, na noite desta quinta-feira (7), o título de Cidadão Honorário de Brasília ao desembargador Getúlio de Moraes Oliveira, o atual presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT). A advocacia do Distrito Federal fez questão de prestigiar o recebimento da comenda. O presidente da OAB/DF, Juliano Costa Couto, compôs mesa ao lado da presidente da Câmara Legislativa, deputada Celina Leão, da vice-presidente da casa, deputada Liliane Roriz, do governador Rodrigo Rollemberg, do procurador-geral de Justiça do Ministério Público do DF e Territórios, Leonardo Bessa, e do autor da proposta de concessão do título, ex-deputado Washington Mesquita.
Também esteve presente o diretor da OAB nacional, Ibaneis Rocha, o secretário-geral adjunto da Seccional, Cleber Lopes, o conselheiro federal Severino Cajazeiras, além dos conselheiros Jackson Domenico, Maria Dionne Felipe, Hellen Falcão, Erik Bezerra, Alceste Vivela, Walter de Castro, Wesley Bento, Alexandre Queiroz e Christiane Pantoja. Ainda compareceram o presidente da Subseção da Ceilândia, Edmilson Menezes, e o ex-presidente da Seccional, Esdras Dantas. Também esteve presente o advogado Leonardo Mundim, que além de conselheiro Seccional é filho do desembargador.
O título foi entregue pela presidente Celina Leão, que destacou a gestão do presidente à frente do Tribunal, com a implementação do Processo Judicial Eletrônico, a criação de novos fóruns e CEJUSCs, bem como a posse de novos juízes e servidores, entre outras medidas, tendo em vista o fortalecimento da prestação jurisdicional no DF.
Em seu discurso, o desembargador Getúlio de Moraes Oliveira disse que estava agradecido ao receber reconhecimento de tal magnitude. “Eu sempre me considerei filho de Brasília de fato. Agora, recebendo o título, me considero filho de fato e de direito. Brasília é o local onde realizei todos os meus sonhos profissionais. Para mim e para a minha família, foi formidável ter vindo morar aqui e contribuir com o progresso dessa linda cidade”, declarou.
O presidente da OAB/DF, Juliano Costa Couto, fez uso da tribuna para fazer um agradecimento ao desembargador por seu profissionalismo, transparência e ética. “A gestão do desembargador Getúlio à frente do TJ é um exemplo de bom relacionamento entre advocacia e Judiciário. O desembargador provou que com simplicidade, serenidade e firmeza todos ganham: advogados, juízes e, principalmente, o cidadão. Só por isso esse título já seria merecido”, disse ao completar que “o desembargador Getúlio é o Juscelino Kubitschek do Judiciário do Distrito Federal. Ele é um homem que constrói, só sabe construir. Eu não ouvi, nos anos que estou na Ordem nem como advogado, nenhuma crítica ao desembargador. É um gigante. Parabéns ao desembargador e parabéns à Monte Carmelo pelo filho nobre, que hoje empresta para Brasília”.
Para Ibaneis Rocha, diretor da OAB nacional e ex-presidente da Seccional, o desembargador Getúlio deu a exata medida do respeito institucional que deve existir entre o tribunal e a advocacia. “Elevou os pedidos formulados pelos advogados a prioridades máximas de sua administração, merecendo de todos nós profissionais do direito a nossa mais sincera homenagem. Fica o nosso agradecimento institucional e o nosso carinho pessoal”.
Moraes Oliveira nasceu em 1951 na cidade de Monte Carmelo/MG. É bacharel em Direito pela Faculdade de Direito do Triângulo Mineiro, em Uberaba/MG. Foi aprovado no VIII Concurso para Magistratura do DF, com nomeação para o cargo de Juiz de Direito Substituto da Justiça do Distrito Federal em 1980. Foi ainda corregedor do TJDFT, além de vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). É presidente do Tribunal de Justiça desde fevereiro de 2014.
Comunicação Social – Jornalismo
OAB/DF