Seccional prestigia desembargador Getúlio de Moraes em outorga de título de cidadão honorário - OAB DF

“Ser inclusivo, ser plural, ser independente,
ser uma referência no exercício da cidadania.”

DÉLIO LINS

Seccional prestigia desembargador Getúlio de Moraes em outorga de título de cidadão honorário

Brasília, 8/4/2016 – A Câmara Legislativa do Distrito Federal concedeu, na noite desta quinta-feira (7), o título de Cidadão Honorário de Brasília ao desembargador Getúlio de Moraes Oliveira, o atual presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT). A advocacia do Distrito Federal fez questão de prestigiar o recebimento da comenda. O presidente da OAB/DF, Juliano Costa Couto, compôs mesa ao lado da presidente da Câmara Legislativa, deputada Celina Leão, da vice-presidente da casa, deputada Liliane Roriz, do governador Rodrigo Rollemberg, do procurador-geral de Justiça do Ministério Público do DF e Territórios, Leonardo Bessa, e do autor da proposta de concessão do título, ex-deputado Washington Mesquita.

Cidadão honorário Des. Getulio 07-04-2016 177Também esteve presente o diretor da OAB nacional, Ibaneis Rocha, o secretário-geral adjunto da Seccional, Cleber Lopes, o conselheiro federal Severino Cajazeiras, além dos conselheiros Jackson Domenico, Maria Dionne Felipe, Hellen Falcão, Erik Bezerra, Alceste Vivela, Walter de Castro, Wesley Bento, Alexandre Queiroz e Christiane Pantoja. Ainda compareceram o presidente da Subseção da Ceilândia, Edmilson Menezes, e o ex-presidente da Seccional, Esdras Dantas. Também esteve presente o advogado Leonardo Mundim, que além de conselheiro Seccional é filho do desembargador.

Cidadão honorário Des. Getulio 07-04-2016 098O título foi entregue pela presidente Celina Leão, que destacou a gestão do presidente à frente do Tribunal, com a implementação do Processo Judicial Eletrônico, a criação de novos fóruns e CEJUSCs, bem como a posse de novos juízes e servidores, entre outras medidas, tendo em vista o fortalecimento da prestação jurisdicional no DF.

Em seu discurso, o desembargador Getúlio de Moraes Oliveira disse que estava agradecido ao receber reconhecimento de tal magnitude. “Eu sempre me considerei filho de Brasília de fato. Agora, recebendo o título, me considero filho de fato e de direito. Brasília é o local onde realizei todos os meus sonhos profissionais. Para mim e para a minha família, foi formidável ter vindo morar aqui e contribuir com o progresso dessa linda cidade”, declarou.

Cidadão honorário Des. Getulio 07-04-2016 133O presidente da OAB/DF, Juliano Costa Couto, fez uso da tribuna para fazer um agradecimento ao desembargador por seu profissionalismo, transparência e ética. “A gestão do desembargador Getúlio à frente do TJ é um exemplo de bom relacionamento entre advocacia e Judiciário. O desembargador provou que com simplicidade, serenidade e firmeza todos ganham: advogados, juízes e, principalmente, o cidadão. Só por isso esse título já seria merecido”, disse ao completar que “o desembargador Getúlio é o Juscelino Kubitschek do Judiciário do Distrito Federal. Ele é um homem que constrói, só sabe construir. Eu não ouvi, nos anos que estou na Ordem nem como advogado, nenhuma crítica ao desembargador. É um gigante. Parabéns ao desembargador e parabéns à Monte Carmelo pelo filho nobre, que hoje empresta para Brasília”.

Cidadão honorário Des. Getulio 07-04-2016 185Para Ibaneis Rocha, diretor da OAB nacional e ex-presidente da Seccional, o desembargador Getúlio deu a exata medida do respeito institucional que deve existir entre o tribunal e a advocacia. “Elevou os pedidos formulados pelos advogados a prioridades máximas de sua administração, merecendo de todos nós profissionais do direito a nossa mais sincera homenagem. Fica o nosso agradecimento institucional e o nosso carinho pessoal”.

Cidadão honorário Des. Getulio 07-04-2016 230Moraes Oliveira nasceu em 1951 na cidade de Monte Carmelo/MG. É bacharel em Direito pela Faculdade de Direito do Triângulo Mineiro, em Uberaba/MG. Foi aprovado no VIII Concurso para Magistratura do DF, com nomeação para o cargo de Juiz de Direito Substituto da Justiça do Distrito Federal em 1980. Foi ainda corregedor do TJDFT, além de vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). É presidente do Tribunal de Justiça desde fevereiro de 2014.

Comunicação Social – Jornalismo
OAB/DF