Seccional realiza segunda edição do curso para membros de comissões temáticas - OAB DF

“Ser inclusivo, ser plural, ser independente,
ser uma referência no exercício da cidadania.”

DÉLIO LINS

Seccional realiza segunda edição do curso para membros de comissões temáticas

Brasília, 1º/6/2016 – A Segunda Turma do Curso para Membros de Comissões Temáticas da OAB/DF, realizado na noite da última terça-feira (31), contou com a presença maciça de novos membros de comissões engajados e preocupados em entender o funcionamento da Seccional e de suas novas atribuições dentro da Casa. Dedicado exclusivamente aos novos membros das comissões da Seccional e das subseções do Distrito Federal, o curso teve o objetivo de explicar todo o funcionamento da Ordem em um formato de bate-papo com o presidente da Seccional, Juliano Costa Couto, e o diretor-geral da OAB/DF, Jacques Veloso.

Juliano Costa Couto ressaltou que o curso foi criado pela nova diretoria a partir de preocupações profissionais e pessoais sentidas no início de suas atuações dentro do sistema OAB. O presidente aproveitou para responder dúvidas dos novos membros sobre a atuação na Ordem e os serviços oferecidos pela Seccional.

“O nosso intuito é tentar explicitar sem nenhuma teoria a nossa experiência como gestores da Ordem. Acontecia sempre das pessoas fazerem parte de uma comissão e nas reuniões nem saber o que fazer. Nós pensamos nesse mini curso como uma troca de experiências”, pontuou.

Para o diretor-geral da Seccional, Jacques Veloso, o curso é importante para alinhar pensamentos dentro e fora da instituição. “É fundamental que haja por parte de todos que estão dentro da Casa uma noção geral do sistema OAB para que a comunicação flua da melhor forma possível, onde todos consigam desempenhar suas funções da melhor forma”.

fernando e Palestra  comissões 31-05-2016 051Jacques Veloso orientou os novos membros ao uso do Sistema de Gestão de Documentos (SGD) implementado na Casa, que visa redução do uso de papeis. “Pelo SGD é possível fazer registro de atas, reuniões, dos acórdãos, dos processos. Nós queremos chegar ao momento em que não tramite mais papel na Ordem”, explicou. De acordo com ele, esse é também um processo que funciona como descentralização dos serviços, já que ficarão registrados para os futuros gestores.

O diretor-tesoureiro, Antonio Alves, presente na abertura do curso, desejou boas vindas e ressaltou o empenho e a participação dos novos membros. “Para nós, essa participação [dos membros de comissão] significa doação de tempo efetivo. Para estar aqui a essa hora da noite em reuniões, só quem se dispõe a favor da sociedade”.

Temas como a estrutura da Seccional, o funcionamento das comissões no Regulamento Geral da Ordem, proposições e pareceres temáticos, representatividade institucional e a responsabilidade de falar em nome da classe, obrigações administrativas como projeto da comissão, reuniões, relatórios de atividades, marcação de eventos, bem como promoção e divulgação dos trabalhos realizados pela comissão e pelos canais de comunicação institucionais foram alguns dos assuntos tratados no encontro.

Presente na abertura do evento, o advogado Tiago Santana, o presidente da Comissão de Apoio ao Jovem Advogado Iniciante, lembrou que a interação é importante para que os projetos apresentados dentro das comissões sigam em frente sem conflitos. “Saber como devemos trabalhar institucionalmente, quais os métodos, como devemos observar determinada ordem, isso depois de todos afinados trabalhando no mesmo padrão para darmos seguimentos aos projetos”.

Fizeram parte da mesa de abertura, além do presidente da Seccional e do diretor-geral, o diretor-tesoureiro, Antônio Alves, e o advogado Thiago Santana, membro da Comissão de Apoio ao Jovem Advogado Iniciante.

Comunicação Social – Jornalismo
Fotos: Valter Zica
OAB/DF