Segunda edição da Mesa Redonda de Direito Militar reúne mais de 400 presentes - OAB DF

“Ser inclusivo, ser plural, ser independente,
ser uma referência no exercício da cidadania.”

DÉLIO LINS

Segunda edição da Mesa Redonda de Direito Militar reúne mais de 400 presentes

Com mais de 400 inscritos, a II Mesa Redonda de Direito Militar reuniu magistrados, membros do Ministério Público, militares e advogados para difundir conhecimentos entre militares do DF sobre os seus direitos dentro das corporações. O evento ocorreu no auditório da Seccional na noite desta segunda-feira (5) e contou com a presença de militares da Polícia Militar do DF e do Corpo de Bombeiros do DF.

Durante discurso de abertura, o presidente da Comissão, Alexandre de Melo Carvalho, ressaltou que a falta de cursos especializantes em Direito Militar prejudica o disseminamento de informações para quem trabalha servindo a sociedade. “Nenhuma faculdade prega o Direito Militar e é muito gratificante tê-los aqui interessados, porque todos são sujeitos de direitos”.

De acordo com o vice-presidente da Comissão de Direito Militar, Gregory Rodrigues, antigamente o acesso ao Direito Militar era restrito e o objetivo da comissão é “estreitar os laços do praça, do oficial, ou qualquer outro com interesse em conhecer mais sobre esse ramo da advocacia”.

O público acompanhou as palestras de Sebastião Coelho, desembargador do TJDFT, sobre os novos desafios do Direito Penal Militar; de Flávio Milhomem, promotor de justiça do MPDFT, sobre os temas polêmicos da reforma promovida pela Lei nº 13.491/2017 no Direito Penal e Processual Penal Militar; do Coronel Nunes, presidente do Conselho Nacional de Comandantes Gerais das PMs e dos CBM do Brasil, sobre segurança pública; de Marcos de Araújo, secretário-geral da Comissão de Direito Militar e Coronel RR PMDF, sobre a atuação do advogado a partir da Lei nº 13.491/2017; e de Luz Amparo Llanos Villanueva, advogada peruana especialista em Direitos Humanos e Direito Internacional, sobre o novo enfoque da segurança político militar das missões de paz das Nações Unidas.