Nesta quinta-feira (27/10), a Subseção de São Sebastião, por meio de sua Comissão da Mulher Advogada, promoveu palestra “Lei Maria da Penha para Meninas e Mulheres”, voltada para sociedade civil da região, especialmente estudantes de escolas e faculdades. O evento aconteceu no Instituto Federal de Brasília (IFB), campus São Sebastião.
A ação faz parte da campanha que leva o mesmo nome e tem tido boa recepção do público, inclusive masculino, que demonstra interesse no assunto e contribui apresentando dúvidas e replicando as informações em seus meios de convívio.
A vice-presidente da Subseção e, também, da Comissão da Mulher Advogada, Patrícia Landers, destaca que a participação da sociedade tem sido expressiva.
“Inicialmente, a campanha seria voltada apenas para meninas e mulheres, no entanto, observamos que os homens também têm interesse no assunto, portanto, passamos a falar também aos homens sobre a questão comportamental e a necessidade de desconstruir a cultura do machismo. Temos tido grande receptividade nas escolas e faculdades em que já fomos. Já temos convite para levar a palestra em todos os turnos.”
Patrícia Landers reforça que a informação é fundamental, pois percebe-se que apesar de a Lei Maria da Penha já existir há 16 anos, ainda há muitos questionamentos de como funciona. “Ao final das palestras, sempre surgem muitas dúvidas. Isso demonstra que a sociedade é carente de informações em relação ao tema.”
A palestra já passou pela Faculdade Unibrasília de São Sebastião, pelo Instituto Federal de Brasília (IFB), campus São Sebastião, e já há convite para ser ministrada em duas escolas da região.
A apresentação é baseada na cartilha desenvolvida pela Comissão da Mulher Advogada da Subseção de São Sebastião, onde contém informações sobre os tipos de violência, a Lei Maria da Penha, medidas protetivas e como denunciar, além de outras informações. Acesse aqui a cartilha.
Texto: Esther Caldas
Comunicação OAB/DF