Na última sexta-feira (24/02), estudantes e advogados iniciantes tiveram a oportunidade de conhecer as instalações e o funcionamento do sistema penitenciário do Distrito Federal. Em uma visita guiada, os participantes foram conduzidos pela presidente da Subseção Gama e Santa Maria, Graciela Slongo, pelo coordenador de Prerrogativas no Sistema Carcerário do DF, Marcos Akaoni, e pela presidente da Comissão da Advocacia Jovem e Iniciante (CAJI), Ellen Guimarães, que representa, também, a referida Subseção.
Esta é a primeira ação do projeto “Advogado por um dia”, e teve como público-alvo a advocacia jovem iniciante e estudantes de Direito. Segundo Graciela Slongo, o intuito foi mostrar como é o dia a dia do advogado criminalista dentro do complexo penitenciário, as regras e os direitos, além de apresentar os espaços e o suporte que a OAB/DF oferece lá dentro, com as salas de apoio “Meu Escritório”.
“A CAJI identificou que sempre há dúvidas sobre o funcionamento e de como é a atuação do advogado no sistema carcerário. Então, a ideia foi levar essa experiência e sanar dúvidas, além de incentivar outras subseções a replicarem a ação. Assim, mais pessoas saberão de tudo que a OAB/DF disponibiliza”, ressaltou.
Marcos Akaoni parabenizou a iniciativa e destacou a importância do aprendizado. “Eu acho esse projeto, que é pioneiro, muito importante para que o profissional não chegue no campo de atuação se sentindo perdido. Acredito que essa iniciativa agregou bastante, tanto aos jovens advogados quanto aos estudantes.”
Ellen Guimarães endossou a relevância de levar informações sobre a rotina do complexo penitenciário, as regras e as prerrogativas à advocacia e aos acadêmicos. “Foi a primeira atividade do projeto ‘Advogado por um dia', que nasceu com o intuito de mostrar como o sistema carcerário funciona. Falamos, por exemplo, sobre a entrega de materiais (cobal), como é feito o cadastro de advogados e como são divididos os complexos.”
Comunicação OAB/DF – Jornalismo