Temas atuais atraem advogados e estudantes - OAB DF

“Ser inclusivo, ser plural, ser independente,
ser uma referência no exercício da cidadania.”

DÉLIO LINS

Temas atuais atraem advogados e estudantes

O público bastante atento assistiu às palestras ministradas ontem (09) no auditório térreo da OAB/DF. Os três palestrantes foram claros e objetivos nas suas exposições. Gustavo Badaró, advogado criminalista e professor, falou sobre a possibilidade de progressão no regime de penas no caso de crimes hediondos, um tema que gerou muita polêmica ano passado. Badaró ressaltou: “é importante dar uma condição para o estudante se aprimorar e para o profissional já formado reciclar seus conhecimentos. A contemporaneidade dos temas permite que os profissionais estejam sempre atualizados e tenham sempre conhecimento das mudanças legislativas. Hoje em dia o ritmo de mudança das leis é muito intenso, não é mais possível que o profissional se forme e queira atuar apenas com aquele conhecimento que ele adquiriu na faculdade, ele tem sempre que estar inovando e atento às mudanças e este está sendo um papel muito importante desse curso”. O professor Antônio Magalhães Gomes Filho abordou a possibilidade da execução da pena antes do transito e julgado da sentença condenatória. Ele defende que durante o processo, o acusado não sofra pena alguma, a não ser prisão de natureza cautelar, desde que justificada. O advogado Pierpaolo Bottini, titular da Secretaria da Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça, estabeleceu uma contraposição entre a grande criminalidade que vem ocorrendo na nossa sociedade e a proposta de abolição do sistema penal questionando se há viabilidade em se defender abolição do sistema penal em uma sociedade de risco com uma criminalidade tão complexa e organizada. Bottine chamou a atenção para os temas das palestras: “a OAB/DF está escolhendo alguns temas muito interessantes, polêmicos e ousados. Isso é fundamental, é importante trazer esses temas do dia a dia para uma reflexão dos próprios advogados. É fundamental para a formação e para discussão”.