Torneio de futebol feminino chega ao fim - OAB DF

“Ser inclusivo, ser plural, ser independente,
ser uma referência no exercício da cidadania.”

DÉLIO LINS

Torneio de futebol feminino chega ao fim

O Clube da Advocacia do Distrito Federal recebeu no último domingo (6/3) a final do primeiro torneio de futebol feminino da Rede Gol, que é um programa executado pela Associação Transforma Vidas Ações Sociais e Humanitárias em parceria com a Vara da Infância e da Juventude do TJDFT e Secretaria de Esportes e Lazer do GDF. O torneio teve início no dia 18 de janeiro e contou com 16 partidas disputadas por 150 meninas, de 9 a 20 anos.

O presidente da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF), Délio Lins e Silva Jr., prestigiou o evento de encerramento do torneio e parabenizou as jogadoras. “É uma alegria imensa participar de um evento como este. As meninas estão de parabéns pela dedicação e nós desejamos muito sucesso, especialmente no esporte, que é a paixão delas.”

O presidente do Clube da Advocacia, Igor Madruga, revelou o que o campeonato significou tanto para o Clube quanto para a Seccional. “Esse torneio representa uma função social muito importante que a OAB/DF e o Clube da Advocacia têm e pretendem aguçar ainda mais, que é a abertura da Casa para a sociedade como um todo e, principalmente, para que as pessoas mais carentes possam usufruir um pouco mais da estrutura que a OAB possui, por meio do nosso Clube.”

Igor Madruga destacou, ainda, a função desempenhada pelo Clube dos Advogados e os ensinamentos que foram tirados com o torneio. “Com pouco fazemos muito! A simples abertura da nossa Casa para que as pessoas possam usufruir do lazer, nesse caso em específico do futebol, já dá para ver o semblante de transformação dessas garotas. Então, são atitudes simples que podemos ter, enquanto órgão voltado à sociedade, para dar uma outra perspectiva de vida para essas meninas.”

Impacto do torneio

Dois dias antes do Dia Internacional das Mulheres (8/3), a final do torneio trouxe mais visibilidade para o futebol feminino, segundo a criadora e coordenadora do programa social Rede Gol, Deiza Carla Leite.

“O torneio, de fato, já vem gerando um impacto positivo para as atletas do Rede Gol, pois clubes como Atlético Goianiense, Ferroviária, Brasília Futebol Clube e o Minas Brasília já demonstraram interesse em observar a atuação das meninas em campo”, revela Deiza.

O projeto, que acontece desde 2014, trouxe por meio do torneio a oportunidade de deixar as jovens jogadoras do programa em evidência. “A Rede Gol tem o trabalho com as garotas da comunidade todos os dias da semana. Nós percebemos que ainda existe no futebol a dificuldade de reconhecer as meninas como jogadoras. Então, a mulher é fortalecida no esporte quando a Rede trabalha para desconstruir essa dificuldade de reconhecimento, para que elas percebam que podem ser grandes atletas do futebol e ter um torneio organizado em um bom clube como é o da OAB/DF.”

Deiza finalizou agradecendo o apoio da Seccional ao projeto e comentou a repercussão gerada pelo torneio para o futuro dessas jovens garotas. “Quando lançamos um vídeo de meninas jogando com toda estrutura dentro do Clube da OAB, com o peso que a Ordem tem, com bons uniformes e bons professores, isso dá uma visão de oportunidade real, tanto é que muitas das nossas atletas vão ser vistas por clubes agora.”

Acompanhe as redes sociais do programa Rede Gol:

Instagram: redegol.tv ou elastransformam.tv
Site: http://transformavidas.org
Canal do Youtube: Rede Gol

Texto: André Luca e Esther Caldas

Fotos: Valter Zica

Comunicação OAB/DF – Jornalismo