Universitários traduzirão discussões sobre legislação ambiental - OAB DF

“Ser inclusivo, ser plural, ser independente,
ser uma referência no exercício da cidadania.”

DÉLIO LINS

Universitários traduzirão discussões sobre legislação ambiental

Estudantes de Direito terão um papel importante no debate sobre o meio ambiente travado no Congresso Nacional. Os universitários foram convocados pela OAB/DF a participar do programa Observatório Ambiental Brasil, lançado na noite de terça-feira (7) pela entidade em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica e a Frente Parlamentar Ambientalista. O objetivo é permitir que os jovens traduzam à sociedade o significado de projetos de lei sobre questões ecológicas.

O termo de cooperação do programa foi assinado pelo presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB/DF, Aluísio Xavier de Albuquerque, pelo diretor de mobilização da Fundação SOS Mata Atlântica, Mário Mantovani, e pelo vice-presidente da Comissão de Defesa do Terceiro Setor da Seccional, José Rossini Campos do Couto Corrêa. Xavier de Albuquerque representou a presidente da entidade, Estefânia Viveiros. Também participaram do ato o secretário-executivo da Comissão do Terceiro Setor, Itanor Neves Carneiro Júnior, ambientalistas e universitários. Mário Mantovani ressaltou que o trabalho dos futuros advogados será fundamental para o programa. “Não adianta ter especialistas em meio ambiente e a sociedade ficar à margem do debate”, afirmou. O presidente da Frente Parlamentar Ambientalista, deputado Zeca Sarney, não pôde comparecer ao ato, mas enviou uma mensagem: “Nesses novos tempos em que se busca uma nova economia, precisamos cada vez mais desse tipo de parceria”.

Aluísio Xavier de Albuquerque manifestou o intuito da Ordem em colaborar na discussão da legislação ambiental. “Quero expressar o nosso desejo de que esse termo de cooperação venha a ser realmente profícuo e que a gente possa fazer pelo menos um por cento daquilo que hoje a gente imagina que possa vir a cumprir”, disse. Debate ambiental O programa Observatório Ambiental Brasil surgiu da necessidade de se garantir novas formas de participação da sociedade brasileira no debate ambiental. A OAB/DF pretende reunir estudantes de Direito interessados em atuar como observadores parlamentares no Congresso Nacional. Os estudantes vão auxiliar a frente parlamentar, traduzindo esses projetos de lei para a sociedade. O objetivo é proporcionar informações para que qualquer interessado no tema possa formar opinião e participar do processo de construção da legislação ambiental brasileira. Para participar, basta enviar um e-mail para [email protected].