ZUPIROLI PARABENIZA CAPUTO POR PEDIR INVESTIGAÇÃO DE DEPUTADA

Brasília, 14/03/2011 – O presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/DF, Claudismar Zupiroli, parabenizou o presidente da Seccional, Francisco Caputo, pela atuação da Entidade para que a deputada federal Jaqueline Roriz seja investigada.

A deputada foi flagrada em vídeo recebendo dinheiro do ex-secretário de Relações Institucionais Durval Barbosa. A OAB/DF pediu nesta quinta-feira (10/03) ao presidente da Câmara, Marco Maia, uma apuração na Casa. Para a OAB/DF, apesar de o suposto esquema ter sido em 2006, o fato político ocorreu agora, na sexta-feira anterior ao carnaval. Segundo Caputo, motivo suficiente para a abertura de processo no Conselho de Ética.

O presidente da OAB/DF também defendeu que o Ministério Público e a Justiça façam uma reavaliação da delação premiada de Durval Barbosa, caso fique comprovado que o ex-secretário de Relações Institucionais seja o responsável pelos vazamentos esporádicos de vídeos do suposto esquema de corrupção, revelado pela operação Caixa de Pandora.

Zupiroli considera bastante acertada a defesa de que o delator não pode manipular o benefício da delação premiada em razão de seus próprios interesses. “A sociedade não pode ficar refém de um cidadão que, ao que tudo indica, vem usando do arsenal construído por ele próprio no cotidiano de sua prática delitiva para – a seu talante – criar crises políticas sucessivas”, avaliou. “A divulgação completa de tudo o que ele possui é condição para a sociedade saber quem são todos os que se enlamearam neste processo, muitos dos quais podem estar lépidos e fagueiros em cargos públicos”, concluiu.

Assessoria de Comunicação – OAB/DF