Seccional discute melhorias no dia a dia da Justiça Federal

Na sexta-feira (30) ocorreu a segunda reunião do Fórum Interinstitucional Previdenciário da Justiça Federal da 1ª região (Forprev), na qual foram debatidos questões relevantes sobre os processos previdenciários e acordos para melhorar o dia a dia da Justiça Federal, principalmente no Juizado Especial Federal do DF.

Dentre seus objetivos, o Fórum tem a responsabilidade de apresentar subsídios para o incremento das formas alternativas de solução de conflitos e de realizar estudos e audiências públicas que visem o melhor funcionamento da Justiça Federal em matéria previdenciária e em outras relacionadas a este tema.

A presidente da Comissão de Seguridade Social da OAB/DF, Thaís Riedel, destacou a importância de aprimorar e debater sobre melhorias da gestão e do funcionamento na conciliação dos processos como um dos temas de relevância para a advocacia, apontados pela OAB/DF na reunião. “Houve um comum acordo de todas as partes em incentivar essa conciliação. Levamos a reivindicação da advocacia e dos cidadãos em se ter melhores propostas de acordo e o INSS se comprometeu a levar propostas com correção monetária e juros atualizados, assim como se empenhar para conseguir cumprir mais rapidamente as decisões”, disse.

Fazem parte do Fórum a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Tribunal Regional Federal 1ª Região (TRF1), o Superior Tribunal de Justiça (STJ), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o Ministério Público Federal (MPF), a Defensoria Pública da União (DPU), os Juizados Especiais Federais (JEFs) e Turmas Recursais da 1ª Região.