A Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) promoveu, nesta terça-feira (21/11), uma cerimônia solene de formatura da turma de Residência Jurídica. O evento, realizado na sede da OAB/DF, reuniu familiares e membros do Sistema OAB, marcando o encerramento de um ciclo de aprendizado e preparação para os advogados.
No mês de junho de 2023, os advogados selecionados para o programa enfrentaram a prova de Residência Jurídica, demonstrando suas habilidades em diversas áreas do direito. Os aprovados como residentes receberam uma qualificação de 120 horas, abrangendo conceitos fundamentais de português, comportamento, redação de petições, elaboração de contratos de honorários, procurações e outros aspectos complementares para a carreira dos advogados. E de atividades práticas, os advogados receberam 220 horas.
A solenidade foi conduzida pela vice-presidente da OAB/DF, Lenda Tariana, que ressaltou a importância da formação prática no desenvolvimento de competências essenciais para o exercício da advocacia. “A residência jurídica é uma etapa que se mostra cada vez mais agregadora na formação do advogado, proporcionando a oportunidade de aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos durante a graduação em situações reais”, afirmou.
Iniciando os pronunciamentos da noite, Samira Inês Souza, a primeira oradora da solenidade, refletiu sobre sua trajetória no projeto de residência. “Tudo que vivi aqui me ajudou a crescer muito como pessoa, tanto profissionalmente quanto pessoalmente. Estou mais segura de mim hoje, depois de tudo que passei, de tudo que aprendi. Independentemente de como tenha sido a jornada de cada um de vocês, uma coisa é fato. Tivemos contato com profissionais excelentes, excepcionais, que nos mostraram valores e conhecimentos que vão muito além da advocacia, sendo aproveitados em outras áreas da vida. O conhecimento é algo que ninguém tira de nós”, observou a oradora.
Em seu discurso, o segundo orador da turma, Ulisses Alves, ressaltou a importância do programa em sua vida profissional, expressando gratidão aos envolvidos. “Agradeço a todos que participaram desse trajeto, a todos que fizeram dessa residência um projeto grandioso e visionário, e que ele continue e se perpetue por muitos e muitos anos. Eu gostaria de dizer aos colegas e aos amigos que eu consegui, as parcerias que eu formei, que eu sempre serei grato por ter compartilhado meus momentos e por compartilhar momentos com vocês. Saiba que foi um privilégio e, pra mim, hoje e sempre, vocês, com certeza, são o rio que corre na minha aldeia.”
A conselheira Seccional e paraninfa da turma, Camilla Dias Gomes Lopes dos Santos, encorajou os residentes a buscar pelos sonhos e destacou a importância do aprendizado contínuo. “Agora é que vocês vão buscar pelos sonhos, unidos por muita assessoria que tiveram, de mentorias, de aulas, de pessoas brilhantes que passaram por aqui. O aprendizado é infinito e constante. Independentemente da circunstância. Independentemente da fase da vida de vocês. Que vocês brilhem lá fora. E por último, para deixar aquela frase para reflexão: só voa alto quem não tem medo de cair”, pontuou.
No encerramento da cerimônia, os tutores e colaboradores foram homenageados pelos formandos, representados por Melissa Vanini, que destacou o crescimento conjunto ao longo da residência. “Vimos esta residência crescer e, com ela, nós também crescemos. Evoluímos não só como advogados e advogadas, mas também como seres humanos íntegros e empáticos. Esta noite é uma celebração desse crescimento e da jornada que percorremos juntos.”
Jornalismo OAB/DF