Compliance: OAB/DF promove treinamento interno sobre Comunicação Não Violenta – OAB DF

“Ser inclusivo, ser plural, ser independente,
ser uma referência no exercício da cidadania.”

DÉLIO LINS

Compliance: OAB/DF promove treinamento interno sobre Comunicação Não Violenta

A Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) realizou, nesta quarta-feira (18/09), um treinamento do Programa de Compliance voltado para funcionários, estagiários, terceirizados, reeducandos, jovens aprendizes e colaboradores. O evento, realizado em formato híbrido, contou com a participação de cerca de 237 colaboradores e teve como principal tema a Comunicação Não Violenta no ambiente de trabalho.

18.09.2024 Compliance_ Treinamento para Funcionários Fotos_ Alex Bandeira

O presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Jr., fez a abertura do evento, destacando a relevância do Setembro Amarelo e sua relação com as iniciativas da Ordem em promover um ambiente de trabalho saudável. “Esse Setembro Amarelo é uma bela campanha que tem tudo a ver com as nossas tentativas relacionadas ao complexo, de uma forma geral, de sempre tentar buscar um ambiente legal de trabalho.”

Já o secretário-geral da OAB/DF, Paulo Maurício Siqueira, destacou a relevância dos eventos de capacitação para os colaboradores da instituição, “É importante termos esse tipo de evento para mostrar o quanto a diretoria se preocupa com a formação continuada de vocês. O carinho de receber todos os dias aqui é grande, e vocês são, de fato, a OAB.”

Inácio Alencastro, Compliance Officer do Sistema OAB/DF, alertou sobre o bem-estar no ambiente de trabalho. “No ambiente corporativo, é importante que seja saudável, leve, e que venhamos trabalhar todos os dias com alegria, com estilo. Então, precisamos treinar isso também. Já fizemos um treinamento sobre assédio, baseado na cartilha do Lutasky, de conscientização, e hoje estamos dando mais um passo para tornar nosso compliance ainda mais robusto. E, como sempre digo em outras palestras, o Compliance só existe com o comprometimento da alta administração.”

Comunicação Não Violenta

O curso foi ministrado pela especialista em Compliance, Diversidade & Inclusão (D&I) e Comunicação Não Violenta, Amanda Seymour. Ela abordou os principais pilares da comunicação eficiente e empática, com base na metodologia desenvolvida por Marshall B. Rosenberg nos anos 1960. A técnica tem como objetivo melhorar as relações entre os colegas de trabalho, prevenindo conflitos e reforçando a empatia no ambiente corporativo.

Durante sua palestra, Amanda destacou os quatro componentes essenciais da Comunicação Não Violenta: observação, sentimento, necessidade e pedido. “A habilidade de observar sem julgar e expressar sentimentos e necessidades de forma clara é fundamental para mantermos uma comunicação eficaz e empática. Isso se reflete em um ambiente de trabalho mais colaborativo e menos propenso a conflitos.”

A especialista ainda falou sobre a comunicação verbal e não verbal. “Essas são estratégias de comunicação utilizadas em apresentações e treinamentos por muitos comunicadores, que quando aliadas em sua melhor maneira, trazem resultados eficientes no entendimento do que foi comunicado e como seus interlocutores reagiram.”

A coordenadora do Setor de Compliance e LGPD da OAB/DF, Dayane Andrade, agradeceu a presença de todos. “Quero agradecer a presença de todos os funcionários, todos os estagiários terceirizados, jovens aprendizes, reeducando todos os colaboradores.”

18.09.2024 Compliance_ Treinamento para Funcionários Fotos_ Alex Bandeira

Ao final do treinamento, os presentes tiveram a oportunidade de participar de sorteios e de um momento simbólico de conscientização, com a soltura de balões amarelos em apoio à campanha Setembro Amarelo. A iniciativa faz parte do movimento brasileiro de prevenção ao suicídio, que visa promover o diálogo sobre saúde mental e a importância de cuidar do bem-estar emocional.

Veja as fotos do curso.

Jornalismo OAB /DF