OAB/DF dá boas-vindas a novos defensores da Justiça em solenidades de entrega de carteiras - OAB DF

Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Distrito Federal

OAB/DF dá boas-vindas a novos defensores da Justiça em solenidades de entrega de carteiras

ROB_8734
Novos advogados e advogadas prestam o juramento profissional

De bacharéis a defensores da Justiça: foi esse o rito de passagem vivenciado pelos novos advogados e advogadas que receberam suas carteiras em cerimônias conduzidas pela Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) nesta quinta-feira (17/07). O momento foi celebrado como a consolidação de sonhos, conquistas e o início de uma nova responsabilidade social. Pela manhã, 39 profissionais prestaram o juramento solene.

Cerimônia da manhã

Após a execução do Hino Nacional Brasileiro, os compromissandos prestaram o tradicional termo de compromisso. O juramento foi conduzido pelo presidente da OAB/DF, Paulo Maurício Siqueira, Poli, e repetido por todos os presentes.

Poli, deu as boas-vindas aos novos colegas e destacou o papel essencial da classe na defesa da democracia. “Vocês entram aqui como bacharéis em Direito e saem daqui como advogados e advogadas. A partir de agora, poderão fazer uma sustentação oral no Supremo Tribunal Federal. Isso muda tudo. A advocacia é a profissão mais bonita do mundo, porque é a que dá voz a quem mais precisa”, afirmou o presidente.

ROB_8697
Ppresidente Paulo Maurício Siqueira, Poli, e vice-presidente da OAB/DF, Roberta Queiroz durante as boas-vindas aos novos advogados

Na ocasião, a vice-presidente Roberta Queiroz, citou a canção “Resiliência”, do grupo Tribo da Periferia, para ilustrar a superação enfrentada pelos novos profissionais. “A carteira que vocês recebem hoje deve ser instrumento de transformação na vida de vocês e daqueles que dependem da advocacia. Que sejam incansáveis na defesa da justiça.”

Em nome dos novos advogados, o orador da turma, Igor Rodrigues Costa, compartilhou sua história de superação e a origem da sua vocação pelo Direito, despertada ainda na infância após a perda do pai. Ele refletiu sobre a coragem necessária para se manter firme na defesa da Constituição e dos direitos fundamentais. “É necessário coragem para defender a Constituição, a democracia, o Estado Democrático de Direito.”

Igor Rodrigues Costa discursa em nome dos novos advogados

“Manter vivo esse pacto democrático exige coragem institucional, como a que nós advogados e advogadas exercemos através desta casa, mas também exige coragem individual de cada um de nós”, completou o orador.

O professor e advogado Gleidson Bonfim, paraninfo da turma, relembrando sua trajetória de estudante até se tornar advogado, dividiu sua fala em três momentos: antes, durante e depois da graduação, incentivando os novos colegas a enxergar a advocacia como uma grande família: “Na hora que eu viro advogado, eu passo a pertencer a um grupo, aqueles que fazem parte da OAB/DF. Eu passo a fazer parte de um grupo que me acolhe. Porque imaginem quando alguém mexe com um advogado, ele não tá mexendo com advogado, ele tá mexendo com uma família.”

ROB_8966
Gleidson Bonfim, o paraninfo da turma

“A partir de agora, todos vocês, todos os doutores, fazem parte de uma nova família, que é a família da advocacia. Então, doutores, sejam bem-vindos à advocacia, sejam bem-vindos à Casa dos advogados do DF, sejam bem-vindos à Ordem dos Advogados do Brasil. Meus parabéns.”

Ao fim da cerimônia, a diretora de Comissões, Nathália Waldow, convidou todos a participarem ativamente das comissões da Casa. “As comissões são o pulmão da OAB. É nelas que debatemos os temas mais importantes da sociedade e fazemos a diferença na vida das pessoas”, disse.

Cerimônia vespertina

À tarde, foi a vez de outros 45 assumirem oficialmente o compromisso com a advocacia. A cerimônia foi conduzida pelo presidente Poli, que destacou o papel essencial da advocacia como realizadora da justiça no país. “Nós somos os verdadeiros realizadores de justiça nesse país. Porque é a advocacia que abraça a dor que aflige o José e a dona Maria e que precisam desse acesso à Justiça. Vocês serão os grandes responsáveis pela defesa das prerrogativas de vocês, mas terão na nossa Casa o suporte necessário para enfrentar o que vier pela frente que contraria o direito da advocacia a desempenhar seu papel fundamental e essencial.”

Discurso do orador

Representando a turma da tarde, José Vasconcelos Campos de Souza, com um discurso poético e reflexivo, destacou a conexão entre os novos advogados, apesar de não terem estudado juntos, e reforçou a missão da advocacia em combater injustiças e promover a paz social. “Enquanto exercemos nossa profissão, a profissão de advogadas, de advogados, função sujeita por própria natureza ao múnus público, além da fronteira de operadores do direito, seremos árduas e árduos combatentes nas fileiras para construção da paz.”

Z62_9255
José Vasconcelos Campos de Souza fala sobre a missão da advocacia

Ele ainda reforçou o papel da advocacia. “A importância da advocacia, acreditemos, não está adstrita à administração da justiça e defesa dos direitos das cidadãs e cidadãos. Como advogadas e advogados faremos dos artigos de leis, de seus parágrafos, de seus incisos e alíneas – quadrilátero perfeito, instrumento hábil que contribuirá firmemente para extinguir a fragilidade existencial de alvejadas pela fome, pela indigência, pela miséria de qualquer sorte e, é claro, dos e das que estão à margem da busca e efetivação dos seus direitos.”

Palavras da paraninfa

Aos novos advogados, a vice-presidente em exercício do Conselho Federal da OAB, Rose Morais e paraninfa da turma, afirmou que eles “não estão sozinhos”, e que a OAB está comprometida em abraçar e proteger cada profissional da classe. “A partir de hoje, a Ordem é a casa e o lar de vocês”, declarou.

Z62_9362
Rose Morais, vice-presidente em exercício do Conselho Federal da OAB e paraninfo da turma

Com base em dados do Perfil ADV – o 1º Estudo sobre o Perfil Demográfico da Advocacia Brasileira publicado em 2024 -, Rose Morais lembrou que a maioria dos profissionais da categoria possui menos de dez anos de carreira, sendo que quase um terço tem até cinco anos de inscrição na Ordem. “A jovem advocacia é a espinha dorsal de nossa classe. Essa força geracional impulsiona a tecnologia, renova práticas jurídicas obsoletas e expande o acesso à Justiça”, afirmou.

Ela ressaltou, ainda, que o CFOAB tem atuado de forma contínua em defesa das prerrogativas da classe e da valorização da profissão, e citou iniciativas como a luta pela garantia da sustentação oral, pela remuneração justa e pelo diálogo institucional sobre o uso de Inteligência Artificial no sistema de Justiça. “A nossa prioridade é construir um sistema para que todas as advogadas e todos os advogados prosperem pela ética e pelo compromisso com a Justiça, independentemente de sua origem, classe social, gênero, raça ou idade”, ressaltou.

A diretora tesoureira da OAB/DF, Raquel Cândido, chamou atenção para o avanço da representatividade feminina dentro da OAB. “Eu tenho muito orgulho de estar aqui hoje, ladeada de mulheres incríveis, de homens incríveis, e de pessoas que decidiram construir uma OAB melhor para o mundo. E hoje parece simples ter uma mesa composta de mais ou menos mulheres, mas, por exemplo, há 25 anos, na minha cerimônia, não tinha sequer uma mulher à mesa. Eu sou a segunda diretora-tesoureira da história da OAB/DF.”

Por fim, o juiz auxiliar da Presidência do TJDFT, Eduardo Rosas, também deixou uma mensagem aos compromissandos. “Quando você pede a Deus para ganhar uma corrida, Ele não te entrega a medalha. Ele te dá um par de tênis. E é isso que vocês recebem hoje: a chance de correr essa maratona com dignidade e coragem”, disse.

Veja, na íntegra, no YouTube da OAB/DF:

Solenidade de Entrega de Carteira (17/07/25 – 10h00)

Solenidade de Entrega de Carteira (17/07/25 – 16h30)

Confira no Flickr da OAB/DF as fotos da solenidade da manhã

Confira no Flickr da OAB/DF as fotos da solenidade da tarde

Fotos: Alex Bandeira

Jornalismo OAB/DF

Deixe um comentário