Nos dias 3 e 4 de outubro, a Subseção de Águas Claras da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) realizou a 1ª Feira Jurídica da OAB Águas Claras, um evento inédito que reuniu mais de 300 participantes em dois dias de intensa imersão em conhecimento, inovação e networking. A iniciativa marcou um importante passo na valorização da advocacia local e na aproximação com a comunidade acadêmica e a sociedade civil.

Idealização do projeto
A Feira nasceu de um projeto da diretoria da Subseção. O presidente da Subseção de Águas Claras, Leonardo Lopes, afirmou que o evento é fruto da união e do engajamento das comissões temáticas. “Essa integração permitiu criar um espaço de aprendizado, networking e oportunidades, aproximando profissionais e futuros profissionais do Direito. Mais do que um evento, a Feira representa o espírito colaborativo que queremos consolidar em Águas Claras: uma advocacia unida, valorizada e preparada para os novos desafios.”

Leonardo também reforçou o propósito da iniciativa. “A mensagem que queremos transmitir é de união, protagonismo e valorização profissional. Queremos inspirar advogados, advogadas e acadêmicos a enxergarem novas possibilidades, ampliarem conexões e perceberem que a advocacia cresce quando caminhamos juntos.”
Já a vice-presidente da Subseção, karla Henriques, e também organizadora, pontuou que o objetivo principal foi criar um espaço de integração que proporcionasse atualização profissional, conexões estratégicas e acesso facilitado a serviços e informações jurídicas. “A Feira Jurídica nasce como um palco de valorização e capacitação da advocacia, um espaço vivo de troca e construção coletiva. Oferecemos conhecimento prático, ferramentas inovadoras e oportunidades reais de integração. Mais do que um evento, é uma afirmação: a advocacia de Águas Claras tem identidade própria, força e preparo para enfrentar os desafios contemporâneos com coragem e protagonismo”, afirmou.

Vozes da Advocacia
Representando a jovem advocacia da Seccional, a diretora jovem da OAB/DF, Sofia Gomes, analisou a importância da iniciativa para quem está no início da carreira jurídica e busca oportunidades de crescimento e integração. “Foi um momento de grande relevância para a advocacia local, especialmente para a jovem advocacia, que no início da carreira necessita de espaços e oportunidades para se desenvolver. Trata-se de uma iniciativa exemplar, que merece ser fortalecida e replicada em outras subseções e também na Seccional.”
Eric Gustavo, diretor de Honorário da OAB/DF e ex-presidente da Subseção, relembrou com emoção a trajetória de crescimento e consolidação da unidade, celebrando o avanço da advocacia local. “Meu coração transborda de alegria ao ver uma subseção que começou com apenas 250 inscritos. Eu me recordo perfeitamente: fui eu mesmo quem capitaneou a lista para dar entrada no processo de abertura da OAB Águas Claras. Hoje, ver que temos mais advogados participando do Congresso do que tínhamos inscritos na fundação da subseção é algo que me enche de orgulho.”
Programação
Com uma programação ampla e variada, o evento abordou temas de destaque no Direito Penal, Civil, Trabalhista, Empresarial, Médico e Digital, além de debates sobre inovação jurídica, marketing, posicionamento digital e tecnologia. As comissões da Subseção foram protagonistas na construção do evento, apresentando atividades criativas e de alto impacto, como a performance do Instituto Candango de Artes, promovida pela Comissão de Tribunal do Júri, que retratou os cinco tipos de violência até o feminicídio. Uma ação artística que reforçou a necessidade de conscientização sobre o tema.

Entre os palestrantes convidados estiveram nomes como o juiz Aragonê, o advogado criminalista, Antônio Carlos de Almeida Castro, conhecido como Kakay, o senador Izalci Lucas, a ministra substituta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Vera Lúcia Santana, a juíza Laura Ramos, o diretor de Prerrogativas da OAB/DF, Newton Rubens e a presidente da Comissão de Direito das Famílias, Marcela Furst, entre outros. O evento contou ainda com painéis temáticos, rodas de conversa, oficinas práticas e estandes interativos, reunindo instituições de ensino, empresas de tecnologia e escritórios de advocacia em um ambiente de aprendizado e oportunidades.

Banco de Currículos
Um dos grandes destaques da Feira foi o lançamento do Banco de Currículos da Subseção de Águas Claras. Iniciativa que pretende fortalecer a inserção profissional e a valorização da jovem advocacia na região. O projeto surgiu durante o evento com o objetivo de reunir currículos de advogados iniciantes e estudantes de Direito interessados em oportunidades de estágio ou no primeiro emprego.
De acordo com a diretoria, os presidentes das comissões ficarão responsáveis por receber os currículos e incluí-los em um banco digital organizado por áreas de atuação, como Direito Médico, Trabalhista e Cível, facilitando a conexão entre escritórios consolidados e novos talentos da advocacia.
Além de aproximar profissionais, a proposta também busca promover mais qualidade de vida aos advogados e estagiários locais. “Se o escritório está em Águas Claras e o jovem advogado também mora aqui, evitamos deslocamentos longos, reduzimos o trânsito e fortalecemos a atuação local”, destacou Karla, vice-presidente da Subseção. O Banco de Currículos contará ainda com uma aba específica para a divulgação de vagas, criando um canal direto entre quem busca e quem oferece oportunidades, e consolidando Águas Claras como um polo em crescimento para o exercício da advocacia.
Participação ativa da jovem advocacia
A presença e o protagonismo da jovem advocacia marcaram os dois dias da 1ª Feira Jurídica da Subseção de Águas Claras. A jovem advogada Júlia de Oliveira Queiroz participou ativamente de toda a programação e destacou a relevância da iniciativa para o fortalecimento da classe. “O evento promovido pela Subseção de Águas Claras superou minhas expectativas, tanto pela organização impecável quanto pela qualidade das palestras apresentadas. O que mais me marcou foi a oportunidade de conexão entre os colegas da advocacia. A troca de experiências, o aprendizado e o contato direto com profissionais de diferentes áreas transformaram a Feira em um verdadeiro espaço de crescimento pessoal e profissional”, afirmou.

Para Júlia, o evento reafirmou o papel transformador da jovem advocacia no cenário jurídico atual. “Saí do evento com a sensação de que a advocacia vive um momento de transformação, no qual iniciativas como essa fortalecem não apenas o conhecimento técnico, mas também o senso de comunidade e a valorização da nossa profissão”, completou.
A jovem advogada também ressaltou a pertinência dos temas abordados nas palestras. “A programação foi bem estruturada, abordando temas que refletem os desafios reais do nosso dia a dia. As palestras sobre o posicionamento da mulher na carreira, oratória e inteligência artificial foram extremamente pertinentes e alinhadas ao contexto contemporâneo da advocacia”, avaliou.

Encerrando, Júlia deixou um convite aos colegas. “Participem ativamente desses espaços. Estar presente, ouvir, compartilhar e aprender com outros profissionais é essencial para que possamos evoluir juntos e construir uma advocacia cada vez mais unida e humana.”
Com o sucesso da primeira edição, a organização do evento já se prepara para as próximas edições. Se consolidando como um marco de valorização da advocacia e fortalecimento institucional da OAB em Águas Claras.
Veja as fotos da 1ª edição da Feira Jurídica:
Jornalismo OAB/DF


