Caputo destaca trabalho do Defensor Público do DF em solenidade na CLDF - OAB DF

“Ser inclusivo, ser plural, ser independente,
ser uma referência no exercício da cidadania.”

DÉLIO LINS

Caputo destaca trabalho do Defensor Público do DF em solenidade na CLDF

Brasília, 19/05/2011 – O presidente da OAB/DF, Francisco Caputo, prestigiou o Dia do Defensor Público, nesta quinta-feira (19/05), na sessão solene realizada na Câmara Legislativa do Distrito Federal. “Tenho uma paixão pela Defensoria Pública. Não me canso de dizer que a Defensoria Pública do DF é a melhor do Brasil e temos de ter muito orgulho dela. Temos profissionais altamente qualificados que fazem um trabalho destemido”.

Em seu discurso, Caputo ressaltou que em 2010 os defensores públicos conseguiram prestar assessoramento jurídico e atender cerca de 500 mil pessoas. “Isso equivale a praticamente 1/5 da nossa população, que teve conforto na Defensoria Pública e depositou a esperança de ver o seu direito concretizado. A Defensoria merece nossos aplausos e o irrestrito apoio da Ordem em todos os seus anseios. Parabéns, defensores públicos”.

Segundo a presidente da Comissão de Assuntos Sociais da Câmara Distrital, deputada Liliane Roriz, que presidiu o evento, a Defensoria Pública não é só um órgão de apoio ao Sistema Judiciário. A Defensoria desempenha um papel muito mais relevante na sociedade. “Não são poucas as vezes que os defensores têm de trabalhar como psicólogos, orientadores e gerenciadores de crises familiares, crises sociais, dentre outras. Como o próprio nome diz, a sociedade encontra na Defensoria um defensor, um servidor público sempre pronto a ajudar, a ouvir. O cidadão vê na Defensoria uma esperança de solucionar seus problemas junto ao mundo do Judiciário”.

De acordo com a conselheira federal Meire Lúcia, que representou o presidente do Conselho Federal da OAB, Ophir Cavalcante, “a Ordem dos Advogados do Brasil, entidade mãe dos profissionais da advocacia, seja pública ou privada, deseja demonstrar patentemente sua estima e seu apoio à categoria dos defensores públicos como representantes da atuação jurídica para o cidadão que dela necessita”.

“Contem conosco; contem com o pouquinho que podemos ajudar no trabalho que vocês desenvolvem”, disse o deputado Wasny de Roure. Destacou que os parlamentares devem ter a consciência e a relevância do papel exercido pela Defensoria. “Não apenas no seu dia, não apenas na rodoviária, mas no dia a dia, inclusive nas madrugadas e nos fins de semana”. O deputado parabenizou não só o defensor público, mas todos os servidores da Defensoria Pública.

O presidente da Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais (Anedef), Luciano Borges, enfatizou: “Precisamos mostrar à sociedade que todo e qualquer cidadão tem direito a ter direito. Vamos lutar por uma Defensoria mais consolidada e mais forte”.

Também participaram da mesa: o subdiretor da Defensoria Pública do DF, Ricardo Batista; o defensor do Grupo de Trabalho Permanente de Assessoria Parlamentar e Políticas Institucionais da Defensoria Pública do DF, Haman Tabosa; o presidente da Associação dos Servidores da Defensoria Pública, Josué Martins; o presidente da Associação dos Defensores Públicos do DF, Hamilton Carvalho; e o chefe da Coordenadoria de Assuntos Legislativos do DF, Wilmar Lacerda. Na ocasião, foram lidas mensagens de deputados que não estiveram presentes, mas que homenagearam esses servidores públicos.

Reportagem: Thayanne Braga
Foto: Valter Zica
Assessoria de Comunicação – OAB/DF