Presidida pelo advogado Paulo Maurício Braz Siqueira, Poli, a chapa OAB para Todos venceu a eleição para a Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) para o triênio 2025-2027, neste domingo (17), com 11.610 votos, 41,37% dos votos válidos. No total, votaram 30.585 advogados e advogadas e se abstiveram 5.787, dentre 36.372 habilitados às eleições. Pela Internet votaram 30.290.
Esta é a segunda vez que a OAB/DF realiza eleições on-line. E nesta edição aconteceram com apoio de dois polos de votação presencial: no edifício-sede da Seccional e na Subseção de Taguatinga, onde votaram 295 eleitores.
O resultado foi transmitido, ao vivo, pelo canal oficial da OAB/DF no Youtube, em sessão da Comissão Eleitoral com a auditoria externa, e foi anunciado por volta das 18h30. A sessão foi conduzida pelo advogado Antonio Alberto do Vale Cerqueira, presidente da Comissão Eleitoral para as eleições da OAB/DF.
Para a Seccional, este foi o resultado final:
Chapa 01 – OAB para todos: 11.610 votos (41,37% dos votos válidos)
Chapa 10 – Ordem com mais voz: 8.609 votos (30,67% dos votos válidos)
Chapa 20 – Coragem para Mudar: 3.624 (12,91% dos votos válidos)
Chapa 33 – Inovar a Ordem: 2.758 (9,83% dos votos válidos)
Chapa 99 – A OAB que eu Preciso: 1.465 (5,22% dos votos válidos)
Confira aqui o vídeo da transmissão do resultado
No âmbito da Seccional, foram eleitos:
Presidente: Paulo Maurício Braz Siqueira;
Vice-Presidente: Roberta Batista de Queiroz;
Secretário-Geral: Rafael Teixeira Martins;
Secretário-Geral adjunto: Pedro Ivo Rodrigues Velloso Cordeiro;
Diretora tesoureira: Raquel Bezerra Cândido.
Diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados do Distrito Federal (CAADF) eleita:
Presidente: Lenda Tariana Dib Faria Neves;
Vice-Presidente: Leonardo Alves Rabelo;
Secretária-Geral: Graciela Slongo;
Secretário-Geral Adjunto: Luis Claudio De Moura Landers;
Diretor Tesoureiro: Thiago Guimarães Pereira;
1º Suplente: Igor Do Amaral Almeida Madruga;
2º Suplente: Elaine Ferreira Gomes Rockenbach.
Conselheiros federais titulares eleitos:
Délio Fortes Lins e Silva Júnior
Renata do Amaral Gonçalves
José Cardoso Dutra Júnior
Conselheiros federais suplentes eleitos:
Nicole Carvalho Goulart
Francisco Oueiroz Caputo Neto
Maria Cláudia Bucchianeri Pinheiro
Nas Subseções foram eleitos: presidente; vice-presidente; secretário(a)-geral; secretário(a)-geral adjunto(a); tesoureiro(a); e conselho subseccional, onde tem essa representação.
Abertura das eleições
Pela manhã, o presidente da Comissão Eleitoral para as eleições 2024 da OAB/DF, Antonio Alberto do Vale Cerqueira, fez a abertura da votação, que teve início às 10h e acabou se encerrando, pontualmente, às 18h.
Durante a cerimônia de abertura, o presidente da Comissão Eleitoral gerou as chaves para a iniciar o sistema de votação e emitiu as zerésimas da Seccional e das Subseções. A zerésima é o documento que traz toda a identificação da urna e comprova que nela estão registrados todos os candidatos e que não há voto computado para nenhum deles. Ou seja, confirma que a urna tem “zero voto”. Essa ação foi acompanhada pelas empresas responsáveis pela votação e pela auditória do processo eleitoral e também pelos fiscais das chapas inscritas e que concorrem nestas eleições para o Triênio 2025-2027.
Em suas considerações, Antonio Alberto observou que o processo eleitoral “transcorreu super bem e os eventos ocorreram dentro do esperado, na concorrência das chapas e no jogo político”. Fez agradecimentos à Comissão Eleitoral e explicou que a OAB/DF estava tecnicamente preparada para realizar as eleições, e de modo transparente. “As eleições da OAB/DF nunca tiveram uma comissão eleitoral tão transparente com seus trabalhos e colaborativa com todas as chapas. Caminhamos, cada vez mais, para o exercício da boa democracia”, afirmou.
O diretor de tecnologia da OAB/DF, Fernando Abdala, destacou que a Seccional foi pioneira nas eleições on-line, em 2021, e seguiu trabalhando nessa votação para garantir o mais amplamente possível o direito de advogadas e advogados votarem livremente, por meio simples e seguro. “Nossa Seccional ofereceu fatores de identificação muito seguros e acessíveis. Isso foi e é democrático, permitindo ampla participação”, acentuou.
Veja como foi a cerimônia de Abertura das Eleições da OAB/DF 2024
Comunicação OAB/DF