A manhã desta terça-feira (25/03) foi de grande emoção e celebração para a Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF), que celebrou a entrega de carteiras a 49 novos advogados. A cerimônia foi conduzida pela presidente em exercício da OAB/DF, Roberta Queiroz.

A mesa solene, presidida por Roberta Queiroz, contou com a presença do presidente licenciado da OAB/DF, Paulo Maurício Siqueira, do ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e paraninfo da turma, Antônio Fabrício de Matos Gonçalves, do secretário-geral da OAB/DF, Rafael Martins, da conselheira federal da OAB, Renata Amaral, e da diretora de comunicação da OAB/DF, Desirée Sousa, entre outras lideranças. A solenidade seguiu com a leitura do juramento, simbolizando o compromisso com a advocacia.

O presidente licenciado da OAB/DF, Paulo Maurício Siqueira, lembrou que o sucesso na advocacia não vem por acaso, mas sim como resultado de um esforço contínuo. “Cada um de vocês tem a oportunidade de alcançar o sucesso que deseja na profissão, porque ela é a mais democrática de todas. Respeitem a ética profissional, pois isso também é essencial para o sucesso de vocês.”
Em seu discurso, o orador da turma, Alan Breciane, destacou a responsabilidade que a advocacia carrega, afirmando que “não é apenas um ofício, mas uma missão”. Ele enfatizou ainda o papel fundamental dos advogados como defensores dos direitos e das liberdades. “Somos a voz daqueles que não podem falar por si mesmos. Somos guardiões das liberdades individuais, das garantias processuais, dos direitos civis, sociais e trabalhistas. Nossa atuação não se limita a processos judiciais, ela se expande para a defesa da cidadania, da dignidade humana e da justiça em toda a sua forma mais plena.”

“Disposição e resiliência”
O paraninfo da turma, ministro Antônio Fabrício de Matos Gonçalves, enfatizou o compromisso que os novos advogados assumem ao ingressar na profissão, destacando a importância da paciência, disposição e resiliência. “Hoje, vocês deixam de ser bacharéis para se tornarem advogados. A advocacia é uma missão. Atrás de cada processo, há uma história, um direito a ser defendido, um cidadão que conta com vocês”, afirmou o ministro, reforçando o papel essencial da advocacia na defesa dos direitos e da justiça. Ele também citou uma famosa frase do universo dos quadrinhos: “Grandes poderes trazem grandes responsabilidades”, para ilustrar a seriedade da profissão.

Em seguida, foram chamadas as autoridades para a entrega das carteiras, momento em que cada novo advogado recebeu, das mãos das lideranças presentes, o documento que oficializa sua entrada na profissão.
Representando as subseções, a presidente da Subseção de Brazlândia, Patrícia Landres, deu as boas-vindas aos novos profissionais. “Hoje vocês fecham um ciclo e iniciam um novo ciclo. Desejo muita boa sorte a todos vocês. Nós temos 14 subseções no Distrito Federal e tenho certeza de que, em qualquer lugar, em qualquer região que vocês estiverem, vocês vão encontrar uma subseção que os acolherá muito bem.”
A cerimônia encerrou com aplausos aos novos advogados, que ingressam na profissão comprometidos com a justiça e os direitos fundamentais, e com o sorteio de bolsas de estudo da ESA/DF.
Assista à solenidade completa:
Jornalismo OAB/DF