
A Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) e o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) se reuniram nesta segunda-feira (05/05) para discutir parceria institucional para elaboração de protocolo de atuação e de cartilha de letramento racial no combate à discriminação no futebol.
O objetivo é estabelecer diretrizes educativas e jurídicas para lidar com episódios de racismo em todos os níveis do esporte, das categorias de base ao profissional, alcançando jogadores, dirigentes, árbitros, torcedores e demais agentes envolvidos no ambiente esportivo.
O projeto está sendo articulado pela OAB/DF, por meio da Diretoria de Igualdade Racial e Social, com apoio das Comissões de Direito Desportivo e de Igualdade Racial.
Participaram da reunião o presidente da OAB/DF, Paulo Maurício Siqueira (Poli); o presidente do STJD, Luiz Otávio Veríssimo; o diretor de Igualdade Racial e Social da OAB/DF, Nauê Bernardo; a vice-presidente da Comissão de Direito Desportivo da OAB/DF e presidente da 3ª Comissão Disciplinar do STJD, Adriene Silveira Hassen.
Na ocasião, Poli destacou a importância de ações no enfrentamento ao racismo dentro e fora dos campos. “Estamos unindo forças para construir ferramentas que ajudem a enfrentar o racismo com seriedade e efetividade. O futebol é um espaço de enorme visibilidade e não pode mais conviver com esse tipo de violência.”
Para Nauê Bernardo, a articulação entre as instituições é essencial. “É excelente termos a oportunidade de estabelecer cada vez mais diálogos e parcerias institucionais. Sabendo da força das instituições e do compromisso de seus membros, tenho certeza de que os esforços darão origem a excelentes iniciativas de combate à discriminação e outras.”
A previsão é que a primeira minuta do protocolo seja apresentada até junho, com lançamento oficial previsto ainda para este ano.
Jornalismo OAB/DF