Comissão da Advocacia Pública da OAB/DF reforça compromisso com saúde mental dos advogados - OAB DF

“Ser inclusivo, ser plural, ser independente,
ser uma referência no exercício da cidadania.”

DÉLIO LINS

Comissão da Advocacia Pública da OAB/DF reforça compromisso com saúde mental dos advogados

A Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) representada pela Comissão da Advocacia Pública (CAP) relançou neste mês de setembro, a cartilha “Vida Saudável e Trabalho de Qualidade”, com objetivo primordial destacar a importância do cuidado psicológico e emocional, e este é um tema que não pode ser ignorado pela comunidade jurídica.

Advogados e advogadas enfrentam desafios únicos em suas carreiras, que muitas vezes podem afetar sua saúde mental. As pressões do trabalho, prazos rigorosos, a necessidade de manter a objetividade em casos sensíveis e o constante contato com situações desgastantes podem levar a altos níveis de estresse e ansiedade.

Para a presidente da CAP/DF, Jersilene de Souza Moura, “o Setembro Amarelo é uma oportunidade para destacar o compromisso de dar a devida seriedade ao assunto e a preocupação da Comissão da Advocacia Pública da OAB/DF com o bem-estar mental dos membros da comunidade jurídica, em especial dos advogados públicos.”

Sensível a essa realidade, a CAP/DF confeccionou em 2022 uma cartilha, ainda bastante atual, em formato e-book sobre o assunto, com o título “Vida Saudável e Trabalho de Qualidade”.

A cartilha visa demonstrar meios de ser feliz no trabalho e como tornar o ambiente e as relações interpessoais mais agradáveis, com base principalmente no desenvolvimento de “soft skills”, para trazer satisfação, propósito, saúde e longevidade com qualidade de vida aos advogados públicos. Na cartilha, também, é possível encontrar a indicação de canais de apoio à saúde mental disponibilizados na rede pública de saúde do Distrito Federal.

Dessa forma, este movimento ressoa significativamente na comunidade de advogados públicos, que desempenham um papel vital no sistema legal do país, representando o Estado e a sociedade. Por isso, durante o Setembro Amarelo, os advogados são encorajados a refletir sobre sua saúde mental e a buscar apoio quando necessário. Existem recursos disponíveis, como psicólogos especializados em atender a comunidade jurídica, grupos de apoio e programas de bem-estar que podem ajudar a mitigar os desafios emocionais enfrentados no campo do direito.

Saúde mental e advocacia pública

No âmbito da Advocacia-Geral da União (AGU) também tem avançado, onde a instituição desempenha um papel essencial na promoção da temática de bem-estar mental de seus membros. A AGU em parceria com a Escola Superior da AGU tem promovido ações durante todo o mês de setembro, como, por exemplo, as lives sobre valorização da vida e do trabalho.

As associações e sindicatos também têm realizado trabalhos e pesquisa com os membros da carreira para mapear os dados a fim de organizar um estudo mais apurado com equipes de profissionais na área da saúde Mental

Esses trabalhos são apresentados à Secretaria-Geral de Administração da AGU para debater medidas para a implementação de programas para prevenir o adoecimento dos advogados públicos

Comissão da Advocacia Pública da OAB/DF