A Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) realizou nesta quarta-feira (17/05) a cerimônia de posse dos novos membros das comissões temáticas da atual gestão. Durante o evento, os membros das receberam seus certificados de posse e tiveram a oportunidade de realizar breves discursos, nos quais ressaltaram a importância do trabalho em equipe e a responsabilidade de representar a advocacia em assuntos específicos.
Reforçando a responsabilidade das comissões em promover a excelência e a especialização no exercício da advocacia, o presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Jr., ressaltou que “as comissões são o pulmão da OAB, a essência vital de nossa instituição. É por meio delas que surgem as grandes discussões, as ideias que arejam nossa casa e trazem os temas relevantes e os debates enriquecedores. As comissões são responsáveis por oferecer opiniões embasadas, sugestões valiosas e até mesmo ações civis públicas, impulsionando o avanço da advocacia,” disse.
Délio ainda observou que “são nas comissões que se encontram os profissionais dedicados, comprometidos em promover mudanças positivas e defender os interesses da advocacia e da sociedade como um todo. Portanto, vamos continuar valorizando e apoiando o trabalho das comissões, reconhecendo que são elas que nos mantêm em constante evolução e nos permitem enfrentar os desafios da advocacia com excelência e comprometimento. Juntos, fortaleceremos ainda mais o papel da OAB na sociedade e avançaremos em prol da justiça e dos direitos fundamentais.”
Nesse sentido, o presidente da Caixa de Assistência aos Advogados do Distrito Federal (CAADF) e coordenador Nacional das Caixas de Assistência (CONCAD), Eduardo Uchôa Athayde, OAB/DF, destacou a relevância das comissões e o papel fundamental que elas desempenham na gestão da Ordem. “Eu fico muito feliz em representar a diretoria da CAADF nesse evento. É sempre significativo quando colegas se dispõem a fazer um trabalho voluntário em prol da sociedade. As comissões temáticas são fundamentais para fortalecer e apoiar tecnicamente todas as ações tomadas pela Diretoria da Ordem. Elas desempenham um papel crucial no sistema da Ordem para nós, advogados e advogadas.”
A presidente da Comissão Nacional da mulher Advogada, Cristiane Damasceno, expressou: “É uma imensa alegria participar deste momento em que vemos mais colegas unindo-se a nós na OAB. Escolhemos estar aqui, e este trabalho é voluntário. No Brasil, não temos o costume tão difundido de sermos voluntários como em outros países. No entanto, quando nos dedicamos voluntariamente a qualquer tipo de atividade, liberamos hormônios da felicidade, como a ocitocina e a serotonina. Muitas vezes, buscamos a felicidade em coisas complexas e servir o próximo acaba gerando em nós esse sentimento de satisfação. É exatamente isso que temos aqui hoje.”
Comunicação OAB/DF — Jornalismo