A Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) promoveu, nesta terça-feira (01/04) um evento voltado à divulgação das prerrogativas especiais da mulher advogada e dos benefícios oferecidos pela instituição às advogadas inscritas em seus quadros. A iniciativa reuniu aproximadamente 50 advogados e advogadas e teve o objetivo instruir a advocacia sobre as prerrogativas específicas das advogadas.

Lenda Tariana, presidente da Caixa de Assistência aos Advogados do Distrito (CAADF) destacou a importância das prerrogativas exclusivas da mulher advogada. “Diante dos desafios atuais, é essencial fortalecer mecanismos de apoio que garantam uma sociedade mais justa e inclusiva para as mulheres.”
Bruno Matos, coordenador da escola de prerrogativas da OAB/DF, abordou o auto de constatação, orientando sobre os instrumentos disponíveis para o acionamento do sistema de proteção de prerrogativas no DF e falou da importância do debate. “O evento é essencial para o esclarecimento e capacitação da advocacia. Fruto do compromisso da Escola de Prerrogativas, cumpre o dever da OAB/DF em prestar assistência aos advogados, proporcionando aprendizado contínuo e fortalecendo a consciência sobre a aplicação das prerrogativas no dia a dia profissional.”
O vice-coordenador da Escola de Prerrogativas, Idelbrando Mendes, falou da atuação do Tribunal de Defesa das prerrogativas e das prerrogativas em espécie. “Ao garantir que os direitos e garantias dos profissionais do direito sejam respeitados, asseguramos o exercício pleno e independente da advocacia. Sublinha-se que as prerrogativas vão além de meros privilégios, funcionando como pilares essenciais para a justiça e defesa da cidadania, promovendo, assim, um sistema jurídico mais equilibrado e garantista.”
A Escola de Prerrogativas da OAB/DF já planeja novas edições, levando palestras sobre o tema a todas as subseções do Distrito Federal.
Jornalismo OAB/DF