Entrega de carteiras: 105 novos advogados prestam juramento na OAB/DF - OAB DF

Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Distrito Federal

Entrega de carteiras: 105 novos advogados prestam juramento na OAB/DF

Em duas cerimônias realizadas nesta a quinta-feira (19/09), a Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) recebeu 105 novos advogados em seu quadro. Pela manhã, 54 profissionais prestaram o juramento, enquanto à tarde outros 51 se juntaram à advocacia.

ROB_0669

Dando as boas-vindas aos novos advogados, o presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Jr., os convidou a fazer parte da casa que Sávio Carneiro definiu como “Templo da Liberdade e da Democracia”. “Sejam bem-vindos a este espaço que acolhe todos de forma igual. Aproveitem ao máximo tudo o que a OAB tem a oferecer, desde os benefícios da Caixa de Assistência até as diversas atividades da instituição.”

Lenda Tariana, vice-presidente da OAB/DF, também parabenizou os novos advogados, ressaltando o significado da conquista. “Hoje é um dia de vitória, um dia para olhar para trás, para os erros e dificuldades do passado, para a superação e o crescimento profissional. Inevitavelmente, se vocês estão aqui hoje, é porque cresceram profissionalmente, amadureceram e são vitoriosos. Não deixem ninguém tirar isso de vocês.”

Vinícius Ribeiro Borges, orador da turma, enfatizou as possibilidades que a advocacia oferece. “Estamos no início de uma carreira incrível, com a maior liberdade possível. Na advocacia, podemos escolher o que vamos fazer e em qual ramo vamos atuar. Vejo muitos advogados falando mal da própria profissão, mas tudo é possível nesta vida. A história de cada um é única. Só basta não desistir.”

Em seguida, Murilo Queiroz Melo Jacoby Fernandes, advogado e professor, paraninfo da manhã, reforçou a nobreza da profissão. “Em cada profissão, o propósito é o que dá sentido ao que fazemos. Na advocacia, esse propósito é ainda mais nobre: a defesa dos direitos, da justiça e da dignidade humana, como vocês juraram aqui hoje. Que a advocacia de cada um de vocês seja guiada por esse propósito e pela vontade de fazer a diferença na vida das pessoas e na construção de uma sociedade mais justa.”

Já a oradora da tarde, Ana Paula Miranda Silva, mencionou uma frase do filósofo francês François-Marie Arouet, conhecido pelo pseudônimo de Voltaire, que diz: A mais bela função da humanidade é a de administrar a justiça. “Nossa lei maior menciona expressamente que o advogado é indispensável à administração da justiça. Por isso, juramos, nesta que agora passa a ser nossa casa, manter, defender e cumprir os princípios da nossa instituição, exercendo com dedicação e ética o nosso tão brilhante ofício.”

Por fim, o paraninfo Nilson José Franco Júnior, aconselhou os novos advogados sobre os obstáculos da profissão. “A advocacia é de fato uma profissão apaixonante, ao passo que, para vivê-la em sua plenitude, precisaremos ter muito estômago e gostar de pressão. Devemos nos acostumar com a pressão. Se você quiser almejar grandes coisas, sofrerá grandes pressões.”

Veja as fotos das solenidades

Jornalismo OAB/DF