Nesta quarta-feira (26/04), a Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) realizou dois atos solenes para receber 92 novos profissionais no quadro de Ordem. Pela manhã, 46 advogados e advogadas prestaram o juramento da advocacia, enquanto, na tarde, 46 outros se comprometeram a seguir rigorosamente o Código de Ética e Disciplina da OAB.
Solenidade da manhã
Na cerimônia da manhã, Délio Lins e Silva Júnior, presidente da OAB/DF, ressaltou o valor da ética e seriedade no trabalho dos advogados. “Tenham sempre seriedade ao tratar cada caso e levem a sério esse trabalho, sempre com ética. A maratona da advocacia leva muito tempo, mas para destruir é um sopro, o que pode acabar com a carreira de vocês. Tomem muito cuidado e tenham certeza de que sempre terão uma instituição forte. Uma instituição que lutará por vocês 24 horas por dia, 365 dias por ano, e é isso que é a nossa Casa,” declarou.
Segundo Ana Maria Duarte Amarante Brito, desembargadora aposentada do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) e oradora da turma, “a advocacia vale a pena e continuará valendo a pena, e nós lutaremos para que assim seja. O advogado é o primeiro juiz da causa, pois é incumbência dele ouvir os anseios e expectativas do cliente e transformá-los em ações concretas que atendam seus interesses,” avaliou.
Ela encerrou seu discurso apontando ser “necessário ter comprometimento ético e profissional com cada caso, entendendo que cada processo tem sua singularidade e importância para a vida das pessoas envolvidas. Unindo esforços, podemos construir uma advocacia cada vez mais relevante e efetiva em nossa sociedade.”
Nesse sentido, o paraninfo da cerimônia e presidente da Subseção do Paranoá e Itapoã, Diego Marques Araújo, destacou a importância de reconhecer e ser grato aos que lutaram com os novos advogados até a conquista da carteira. “Temos a maratona do conhecimento, do cotidiano da escola e da faculdade. Essa maratona é dedicada para conquistar a tão sonhada oportunidade profissional de ser advogado ou advogada. Eu costumo dizer que essa maratona não é percorrida sozinha, mas sim em conjunto com a família, amigos e todos aqueles que contribuíram com suor e recursos nos bastidores. É fundamental lembrar que a jornada do conhecimento é contínua e que devemos continuar nos atualizando e nos aprimorando constantemente,” pontuou.
Veja a solenidade na íntegra
Acesse as fotos
Fotos: Eduardo Braz
Solenidade da tarde
Já na solenidade da tarde, a vice-presidente da OAB/DF, Lenda Tariana, chamou a atenção dos novos advogados para a caminhada até a tão sonhada carteira da Ordem. “É importante que vocês se orgulhem da jornada de vocês e reconheçam tudo o que foi superado para chegar até aqui. Comemorem essa vitória pessoal, porque ela faz diferença na nossa carreira. Embora haja muitos advogados no Brasil, isso é importante para nós. A OAB está trabalhando para promover a inclusão, e esperamos que todos se sintam bem-vindos,” expressou.
A oradora da turma, Ana Carolina Aquino de Souza, mencionou em seu discurso que “essa é a realização de um sonho, a conclusão de uma jornada árdua e cheia de desafios, mas que foi trilhada com perseverança e dedicação. Somos a esperança de uma sociedade mais justa e equitativa, e devemos nos pautar sempre pela ética, pela dignidade e pela honestidade em todas as nossas ações. Hoje, mais do que nunca, temos a certeza de que escolhemos a profissão certa, que nos permitirá atuar em prol da justiça e da ordem, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa.” disse.
Em seu discurso, Cristiane Damasceno, presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada (CNMA) e a paraninfa da turma, destacou a importância de ter coragem durante a caminhada na advocacia. “Tem uma coisa que aprendi: coragem existe. Um mundo lá fora está esperando por você. Você acha que sua vida se resume aqui em Brasília? Existe um lugar esperando por você. Você pode ser feliz, mesmo que seja complicado e difícil. Mas qual é o processo de vida? Sucesso? O sucesso depende de um processo. O processo depende do deserto, depende do vale, porque são eles que nos levam aos lugares altos que muitas vezes sonhamos em alcançar. Então, tenha coragem!,” concluiu.
Assista à solenidade na íntegra
Confira as fotos
Fotos: Roberto Rodrigues
Comunicação OAB/DF — Jornalismo