A Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) celebrou nesta terça-feira (15/08), duas cerimônias para receber 96 novos profissionais no quadro da Ordem. Pela manhã, 49 advogados e advogadas prestaram o juramento da advocacia, enquanto à tarde, outros 47 se comprometeram a seguir o Código de Ética e Disciplina da OAB.
Solenidade da manhã
O presidente da Casa, Délio Lins e Silva Jr., encorajou os advogados a respeitarem o juramento e a perseverarem comprometidos com à democracia. “Essa Casa é o templo da liberdade e democracia. É com esse pensamento e intuito que seguiremos em frente, lutando pela liberdade, democracia e pelo juramento que vocês não devem esquecer jamais. Tenham em mente o que declararam durante esta cerimônia, e acima de tudo, sejam felizes,” apontou.
O orador da turma, Cleilson Gadelha Queiroz, destacou a relevância da função do advogado. “Sem qualquer dúvida, que, sem a existência do advogado, a Justiça não seria possível, somente esse a aproxima do cidadão. Tenho a convicção de que muitos de nós, só aprenderemos e conheceremos a grandeza de nossa profissão a partir do seu pleno exercício. É necessário respeito e o reconhecimento de que ‘Advocacia forte é cidadania protegida',” afirmou.
Enfatizando o significado da Ordem, o paraninfo da turma, Edison Grossi de Andrade Junior, ressaltou: “Todos aqui são como amigos e irmãos, e essa é precisamente a essência que encontrarão na OAB. Somos uma família unida, uma irmandade que marcha conjuntamente. Que encontrem parceiros, amigos e indivíduos que sempre estarão ao seu lado. E saibam, estamos sempre prontos para nos apoiar mutuamente. Construam amizades, forjem laços e aprendam a se proteger.”
Solenidade da tarde
Na última cerimônia do dia, Lenda Tariana, vice-presidente da Seccional, observou que “são as dificuldades que fazem esse momento ser tão especial. Temos que nos orgulhar das dificuldades que vivemos, das dificuldades que passamos, porque elas, repito, que fazem esse momento especial. Que vocês olham com muito carinho para o passado de vocês, olhando para a carteira que vocês pegam hoje, vibrando com essa conquista que se concretiza hoje e se orgulhando de tudo que você passou para chegar até aqui. Tenho certeza que se eu não estivesse aqui, talvez, tendo que driblar a maternidade enquanto falo com vocês, não tornaria esse momento tão especial.” expressou.
Durante sua fala, a oradora da turma, Stella Gomes Lucas, destacou a essência da profissão. “Como advogados, o exercício diário do direito será essencial para aprimorar nossas habilidades como juristas e seres humanos.” O que nos torna especiais é a capacidade de mudar a vida das pessoas pelo direito. Garantindo a elas o que nunca deveria ser esquecido. Garantia essa exercida com humildade e sabedoria, mas jamais com truculência. Afinal, direito não é aquilo que alguém tem que lhe dar, mas sim o que ninguém pode lhe tirar.”
Já Priscilla Carvalho Sobrinho, vice-presidente da Subseção de Riacho Fundo I, II e Recanto das Emas e paraninfa da solenidade, ressaltou que os advogados não são adversários, mas parceiros em busca de respeito e valorização da classe. “A advocacia deixou de ser entendida há muito tempo como uma profissão singularizada, sendo, em sua forma plena, uma profissão com múltiplas atuações. Olhe para quem está ao seu lado, fazendo juramento e se tornando advogado e advogada hoje. Ele poderá ser um parceiro na advocacia e, quem sabe, até na vida pessoal. Olhem para todos que compõe essa mesa. Além de gerentes, são amigos.” disse.
Comunicação OAB/DF — Jornalismo