Entrega de carteiras: solenidade de compromisso recebe 91 novos advogados - OAB DF

Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Distrito Federal

Entrega de carteiras: solenidade de compromisso recebe 91 novos advogados

Sob aplausos e olhares emocionados, 91 novos advogados e advogadas deram o primeiro passo oficial em suas trajetórias profissionais nesta quarta-feira (09/04), em duas solenidades organizadas pela Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF).

Conduzindo as solenidades, o presidente da OAB/DF, Paulo Maurício Siqueira, parabenizou os novos advogados e advogadas que receberam a carteira da Ordem. “Tenho certeza absoluta de que teremos grandes profissionais da advocacia recebendo a carteira hoje. No olhar de vocês está a vitória, como foi a nossa oradora. A vitória está aqui, para vocês.”

ROB_7386

Paulo destacou ainda a natureza democrática da advocacia e o espaço que ela oferece para todos. “Nossa profissão é democrática, há espaço para todos. É verdade que temos muitos advogados e advogadas no Brasil. Somos mais de 1 milhão e 400 mil. E vocês podem pensar: ‘Não tem mercado, estou chegando agora.’, mas eu garanto a vocês: para os bons profissionais, para quem se prepara e quer trabalhar, a advocacia dá o sucesso que a gente planta”, disse.

Solenidade da manhã

Pela manhã, o termo de compromisso foi lido pelo ex-presidente da OAB Nacional do triênio 2013–1016, Marcos Vinicius Furtado Coelho. Na ocasião, ele pontuou a importância do papel da advocacia. “Sem advogado, não há justiça, e sem justiça, não há advogado. A justiça não é dos juízes, a justiça não é dos membros do Ministério Público, a justiça é do cidadão. E quem está ao lado do cidadão é o advogado.”

ROB_7057

Representando a turma da manhã, João Queda endossou o papel essencial da advocacia como guardiã da democracia e instrumento de efetivação de direitos. “Ser advogado significa ser a voz das garantias constitucionais, é preservar a ordem constitucional e os direitos fundamentais, os direitos humanos, e por meio das prerrogativas dos advogados é ser a voz da cidadania e do respeito ao devido processo legal, é sobretudo ter um compromisso com o estado democrático de direito, e um compromisso ético do direito com o cliente e com a jurisdição.”

ROB_7173

A sessão contou ainda com a presença do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Antônio Carlos Ferreira, que foi o paraninfo da turma. Em sua fala, o ministro destacou a relevância das prerrogativas profissionais. “O cidadão tem o direito de ter um advogado que exerça a profissão com urbanidade, com respeito, mas sem receio algum. As prerrogativas precisam ser, cotidianamente, aprimoradas e fortalecidas. Porque não são um privilégio do advogado, mas uma conquista da cidadania. Uma vitória. As prerrogativas do advogado são uma vitória da cidadania brasileira.”

ROB_7437

Veja aqui as fotos da sessão da manhã

Cerimônia da tarde

No turno da tarde, a advogada Vitória Cabral relembrou a trajetória de Esperança Garcia — primeira mulher advogada do Brasil. “Esperança foi a primeira advogada do Brasil. Ela representa a luta pela justiça mesmo quando toda a estrutura social tentava calá-la. Ela é símbolo de resistência, inteligência, coragem e esperança — como o próprio nome já anuncia. E é à luz dessa história que nós, hoje, devemos enxergar a missão que temos diante de nós. Não basta conhecer o Direito. É preciso vivê-lo com ética, com empatia e com coragem.”

Paraninfo da turma da tarde, o presidente da Associação dos Servidores do Senado Federal (Assefe), Joberto Mattos de Sant’Anna, compartilhou sua trajetória pessoal com os novos profissionais, destacando os valores herdados da família e da vida pública. “Em todo rito de passagem, há sempre algo de sagrado: um ciclo que se encerra, outro que se abre. E, nesse meio, a pausa. O instante em que olhamos para trás com orgulho e para a frente com coragem. A história que me trouxe até aqui tem raízes firmes. Essa frase me acompanha até hoje. Ela ecoa nos corredores em que trabalho, nas decisões que tomo e, principalmente, nas pessoas com quem caminho.”

Confira as fotos da solenidade vespertina.

Vozes da advocacia

Paulo Teixeira, ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar do Brasil, parabenizou a instituição pelos avanços na igualdade de gênero e representatividade dentro da instituição. “Eu espero que, um dia, o Congresso Nacional reserve metade dos assentos para as mulheres. Que esse movimento de igualdade de gênero cresça ainda mais. E por isso, quero dar os parabéns à OAB por avançar com a paridade de gênero e também com a cota racial, que visa tornar a OAB mais representativa e plural.”

Renata Amaral, conselheira federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), fez um convite para as mulheres ocuparem de forma ainda mais efetiva os espaços de poder e decisão na instituição. “O meu convite principal é para que a gente torne mais efetivamente real: nós temos que ocupar espaços de poder e decisão, sim, de forma efetiva”, afirmou. “Estamos aqui para contribuir, mas sobretudo também para decidir sobre os destinos dessa instituição tão importante e tão histórica.”

A presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Distrito Federal (CAADF), Lenda Tariana, por sua vez, anunciou o início da campanha de vacinação contra a gripe H1N1, que terá início no dia 23 de abril, com imunização gratuita para advogados, advogadas e seus familiares. “É emocionante poder entregar esse tipo de amparo. A vacinação é gratuita não só para vocês, mas também para seus pais, companheiros, filhos e entes queridos. É uma forma de começar a carreira com o pé direito, cuidando da saúde de toda a família.”

Desirée Sousa, diretora de comunicação da OAB/DF, ressaltou a relevância da perseverança e da coragem para aqueles que escolhem a advocacia como carreira profissional. “A jornada não vai ser fácil, mas que vocês tenham força, acreditem em vocês e lutem. Porque a advocacia não é para covardes.”

Assista às solenidades no canal oficial da OAB/DF no YouTube.

Jornalismo OAB/DF

Deixe um comentário